Outro dia fuçando as prateleiras de uma livraria me deparei com um livro de marketing, cujo nome nem lembro, mas que na capa tinha algumas perguntas, que em tese devem ser respondidas pelo conteúdo do livro.
Uma das frases me cativou: “existe uma lacuna no mercado, mas existe um mercado na lacuna?”
O autor colocou em poucas palavras e de uma forma fácil de lembrar, uma questão que sempre menciono, que é o número grande de novos negócios que surgem, fadados ao fracasso, por não se debruçarem sem descanso sobre essa indagação.
Paleterias, gelaterias, hamburguerias especializadas, e o maior de todos, aplicativos (APPs) para toda sorte de utilidades. Esses últimos invadiram o mercado de fitness, e quase toda semana recebemos aqui na empresa um contato de alguém que está produzindo um app para personal trainers, para as academias, para os praticantes, etc.
Como dizem que o Garrincha teria dito: “combinaram com os russos?”
Sou muito a favor do empreendedorismo e de cada um assumir as rédeas de sua própria vida profissional, mas isso não significa começar um negócio baseado somente em uma ideia, que você certamente acha fantástica.
Muitas vezes não há mercado suficiente para aquela ideia naquele momento (pode vir a haver depois), ou o mercado está saturado naquela área.
No mercado de academias brasileiro, por incrível que pareça, ainda são muito poucos os empreendedores que fazem a “lição de casa” antes de abrir uma academia. Investem 1 ou 2 milhões nas instalações e equipamentos e não acham que vale a pena investir 10-40 mil reais em dois pontos fundamentais:
– estudo de Geo Marketing para entender o potencial da região. Não há negócio físico de venda ao consumidor que possa prescindir de um estudo desses. E em um mercado tão concorrido como o de academias, não fazer esse estudo, é o 1º passo para o fracasso. Quantas academias novas e bonitas você já viu que “não pegaram”? Conheço muitas. Uma recente que abriu em São Paulo em outubro passado.
Tem menos de 100 clientes até hoje. Equipamentos excelentes, instalação bonita, mas errou basicamente no ponto e no preço, dois erros que um estudo de GeoMarketing poderia evitar;
– contratar um consultor, preferencialmente antes de iniciar a obra ou mesmo fazer o projeto, pois isso poderá ajudar a economizar muito dinheiro, evitando erros e trabalhando de forma adequada o planejamento de tudo, o treinamento dos funcionários e professores, pré-venda, etc.
E quanto aos apps, antes de inventar um, pense no seguinte: tirando o Whatsapp, Facebook e o do seu banco, quantas vezes você usou os vários outros que baixou em seu telefone? Se você for como quase todo mundo, usou algumas vezes nas 2 ou 3 primeiras semanas e depois foi deixando de lado. Quando for investir tempo e dinheiro para criar um para os outros, pense nisso. Pense bastante. Pense mais um pouco. Já pensou? Muito rápido. Dê mais umas 10 ou 20 pensadas, e se ainda achar que é “duca”…
Marcos Tadeu é diretor da Alliance Fitness.