As imagens para Facebook são a segunda melhor forma de gerar engajamento, perdem apenas para os vídeos. Mesmo assim ainda são uma ótima opção quando você precisa passar alguma informação rápida, como a falta de luz na academia, ou mesmo para algum conteúdo relevante como campanhas promocionais, eventos ou dicas de saúde, para os clientes da sua academia.
O engajamento no Facebook está diretamente relacionado à relevância do conteúdo que você publica. Nesse caso a imagem é o ponto chave para chamar a atenção das pessoas, sejam elas fãs ou amigos deles.
10 cuidados e dicas para você criar imagens para Facebook perfeitas!
- Menos é mais
Evite colocar muita informação na imagem. Escolha uma foto ou desenho que represente o que você quer passar com o conteúdo, que deve ser detalhado na legenda.
- Atenção com o tamanho e qualidade da imagem
As imagens do Facebook variam de tamanho conforme o local no qual irão aparecer. Embora o Facebook faça o redimensionamento dessa imagem recomenda-se que faça o upload com 1200 x 625px. Isso nos leva a outra questão, nem pense em pegar uma imagem menor e aumentar para ficar próximo desse tamanho, ela ficará cheia de pixels e perderá em qualidade. Dê preferência por imagens PNG ao JPG.
- Cuidado com as cores
Cores saturadas (puras), principalmente o vermelho ficam manchadas no Facebook, isso acontece pela perda da qualidade da imagem. Eu costumo evitar o uso dessas cores, mas se não houver solução, por exemplo, o vermelho saturado é a cor do logo da sua academia, use um editor de imagens que permita salvá-las em PNG-24. Essa extensão suporta até 16 milhões de cores, portanto as chances da imagem ficar ruim diminui, embora isso possa acontecer.
- Paleta de cores
Use cores complementares quando desejar destaque e cores análogas quando quiser uma composição mais harmônica. As cores complementares são opostas e as análogas vizinhas, no círculo cromático. Essa informação já é suficiente para você começar. Clique aqui para usar uma excelente ferramenta para a escolha de cores.
- Pouco texto maior retorno
Quanto menos texto sua imagem tiver melhor. Essa é uma recomendação do Facebook.
- Fontes
Use fontes que sejam de fácil leitura. Para ter uma página mais harmoniosa e facilitar o processo criativo, estabeleça tamanhos para as fontes. Minha sugestão é:
- Títulos: 48px – 60px;
- Frases: 26px – 28px;
- Textos auxiliares: 18px – 21px.
Clique aqui para baixar fontes gratuitas. Cuidado para não se empolgar!!!
- Margens
Tudo que for importante, no caso os textos e partes da imagem que tenham relevância, não devem ficar muito próximos à borda, recomendo que crie uma margem de 100px de cada lado e procure trabalhar dentro de espaço.
- Identidade visual
Comece usando as cores da sua academia, já é um primeiro passo. Mas a identidade visual vai além disso. Vale a pena confeccionar um manual de marca e tê-lo sempre a mão para seguir.
- Harmonia X Destaque
Uma página harmoniosa é gostoso de ver, passa também um ar de profissionalismo, mas cuidado para que não fique homogênea demais e que as informações importantes fiquem perdidas. Lembre-se que o aluno verá a sua publicação dentro da timeline dele e precisa identificar rapidamente que se trata de um post da sua academia.
- Editor de imagens
Fiz uma lista com alguns editores de imagem para você experimentar.
Adobe Ilustrator – É o mais utilizado por profissionais de criação e é pago. As imagens são vetorizadas, permitindo ampliar sem perder qualidade. As imagens ficam arquivadas em camadas permitindo alterações nos elementos. Se sua habilidade com editores de imagem for zero, é melhor pular essa etapa e escolher algo mais simples. Clique aqui para conhecer.
Adobe Photoshop – Muito parecido com o anterior, também á pago, as principal diferenças é a possibilidade de tratamento de imagens. O Photoshop não vetoriza a imagem, uma vez criada não é possível ampliar sem perder a qualidade. Da mesma forma se não tiver experiência no uso de editores, tente o próximo! Clique aqui para conhecer.
Pixlr – Editor online, gratuito, com ferramentas parecidas com o Photoshop, mas com menos recursos. Permite a criação de imagens em camadas. É um pouco mais fácil de usar, mesmo assim ainda exige um pouquinho de conhecimento. Clique aqui para experimentar.
PhotoScape – Bem simples de usar, gratuito. É quase intuitivo. Sua maior desvantagem é não salvar o arquivo em camadas, uma vez as imagens depois de salvas ficam fechadas não sendo possível modifica-las. Além disso tem outras funções que podem ser úteis como captura de tela e criação de gifs animados. Clique aqui para baixar.
Canva – Atualmente o meu preferido pela simplicidade e facilidade de uso. Longe de ser completo em recursos (por exemplo: não tem ferramenta para tirar o fundo de imagens), é muito simples de ser usado e já vem com centenas de opções prontas, bastando apenas adequar textos e cores às suas necessidades. Tem imagens gratuitas e outras que podem ser compradas diretamente no sistema. Para projetos rápidos é perfeito! Clique aqui para usar.
Dica extra!!!
Não use imagens no Facebook sem autorização!!! Produza suas imagens ou opte por um Banco de imagens.
Eu uso e recomendo o Freepik. Tem muitas opções gratuitas, basta seguir as orientações de uso. E a opção paga não é cara.
Se você tem alguma outra dica super legal para criar imagens para Facebook da academia, conte nos comentários. Se tiver alguma dúvida ou dificuldade escreva pra mim. Agora é colocar a mão na massa! Bom trabalho.
Denise Carceroni