3 jeitos simples de como vender sua academia nas redes sociais
3 jeitos simples de como vender sua academia nas redes sociais
Posted by

3 jeitos simples de como vender sua academia nas redes sociais

Encontrar tempo para gerenciar as redes sociais da sua academia pode ser difícil, mas é tão importante quanto administra-lá.

Você pode ter a melhor academia do mundo, mas se ninguém souber, não permanecerá nesta posição por muito tempo. A academia é tão boa quanto o plano de marketing da academia.

Não é segredo, para quem administra uma academia, que a retenção e a atração de novos alunos são prioridades para uma gestão eficiente.

Existem diversas formas de fazer isso no ramo fitness, e as plataformas de redes sociais como o Facebook e o Instagram, podem fazer a diferença para alcançar os resultados desejados.

Se você quer entender melhor como as redes sociais podem ajudar na divulgação da sua academia para seus clientes, você está no lugar certo!

Fica comigo até o final deste artigo e, vamos compartilhar estratégias práticas para mídias sociais de academias, com 3 maneiras simples de vender nas redes sociais mais populares atualmente.

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

De acordo com o relatório Digital in 2019, com mais de 1 bilhão de usuários ativos o Youtube superou o Facebook em 2019, e se tornou a rede social mais utilizada no Brasil, cerca de 95% dos internautas brasileiros afirmam estar presentes na plataforma.

Em segundo lugar na preferência dos brasileiros, temos o Facebook com 130 milhões de contas ativas no Brasil. No mundo, o Facebook ainda lidera, com mais de 2,2 bilhões de contas ativas. 

O WhatsApp aparece em terceiro lugar com 89% dos internautas presentes e, em quarto lugar temos o Instagram, com 65 milhões de usuários ativos no Brasil.

E agora, como começar a vender sua academia nas redes sociais?

Para começar, defina em quais redes você quer estar presente. Concentre os esforços iniciais nos maiores canais.

Começar pelos três maiores canais trará a você o maior retorno do seu investimento em tempo e dinheiro.

No ambiente digital fitness, os que apresentam maior envolvimento do público são o Facebook, o Instagram e o Youtube. 

1: Criando personas para suas estratégias de marketing

Mas afinal, o que é persona? 

De acordo com a RockContent: 

“Persona, ou buyer persona, é um perfil semi ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. As personas permitem estratégias de Marketing mais acuradas. O conceito se popularizou com o Inbound Marketing.”

Definir as personas do negócio é essencial para iniciar as estratégias de marketing, é necessário conhecer qual grupo de pessoas, afinal quem a sua campanha deseja atingir em cada ação? 

Por exemplo, se você está planejando uma promoção visando as mães que ficam em casa para suas aulas de ioga no meio do dia, seu conteúdo e tom deverão ser bem diferentes de um post que tem como alvo boxeadores treinados para sessões intensas à noite. 

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Clique aqui e conheça nosso curso!

2: O que sua academia deve publicar nas redes sociais?

1. Compartilhe seu treino diário.

No mundo fitness, as pessoas adoram visualizar os vídeos de exercícios. Eles gostam de ter uma idéia de como será, antes de se comprometerem a ingressar. É recomendado mostrar cenas reais, com pessoas que frequentam a academia realizando os exercícios com destaque para a execução dos movimentos corretos.

Vale lembrar, que é necessário a autorização da pessoa (alunos e funcionários) para veiculação da imagem da mesma, como forma de divulgação da academia. No caso de crianças/adolescentes, a autorização deve ser assinada pelo responsável legal.

2. Poste fotos do seu equipamento.

Se sua academia não faz aulas em grupo ou exercícios diários, as fotos são uma ótima maneira de mostrar seu equipamento, a qualidade de suas máquinas e o layout da academia.

3. Entre na tendência de transformação na terça-feira.

As postagens de Terça-feira de Transformação vem crescendo e são uma maneira fantástica de dar aos clientes em potencial uma idéia do sucesso que seus clientes atuais estão obtendo na sua academia.

Solicite aos seus alunos  o envio de fotos antes e depois e, com a permissão deles, publique essas fotos nas mídias sociais com um pouco de informação sobre a pessoa.

Para postar no Instagram, não se esqueça de usar hashtags, para que sua postagem alcance pessoas que ainda não o seguem.

4. Compartilhe uma história emocional.

Se você postar algo emotivo, obterá um melhor engajamento, e seu público terá mais chances de compartilhar suas postagens, colocando sua academia na frente de uma audiência ainda maior.

Publicações sobre pessoas que alcançam conquistas pessoais , funcionam muito bem. Seus seguidores terão muito mais probabilidade de compartilhar esse tipo de conteúdo, principalmente se conhecerem a pessoa a quem se refere.

Com grande potencial para compartilhamentos, não esqueça de terminar sua postagem com uma frase como “participe do desafio” ou “envolva-se aqui”, além de um link para o seu próprio site.

5. Motive os membros com a citação perfeita.

Crie postagens com uma citação inspiradora ou uma frase motivacional. Ver uma publicação no feed do Facebook ou Instagram, com as palavras certas para o momento, pode ser apenas o impulso que seus alunos precisam para sair da cama e ir à academia. 

Esse é um conteúdo compartilhável. E quando seus seguidores compartilham sua publicação na página deles, você obtém um aumento no reconhecimento da marca e talvez conquiste novos seguidores.

6. Compartilhe receitas para uma alimentação saudável.

Comer corretamente não é tarefa fácil, e as pessoas podem se sentir sobrecarregadas ao tentar encontrar receitas saudáveis ​​que ainda são saborosas e fáceis de fazer. 

Incentive seu público compartilhando suas receitas saudáveis ​​favoritas. Uma salada bem colorida, o shake perfeito antes do treino ou um lanche sem culpa.

7. Faça perguntas

Para incentivar interações, poste perguntas. Você pode perguntar aos seguidores sobre seus planos de fim de semana, lanche saudável favorito ou como eles se motivam a se exercitar de forma consistente. Em seguida, responda a cada comentário com uma resposta personalizada, para continuar a conversa.

3: Você conhece o Marketplace do Facebook?

O recurso Marketplace foi criado dentro do Facebook, a ferramenta é gratuita e, com ela é possível pesquisar  produtos à venda, por meio da geolocalização.

O objetivo do Marketplace é manter as transações locais. Os usuários podem fazer login para encontrar itens à venda em sua área imediata.

Quer saber como funciona o Marketplace, e como postar dentro dele? Confira nosso passo a passo.

Veja como é simples:

  • Entre no Facebook;
  • No aplicativo do Facebook, clique no ícone do Marketplace;
MarketPlace
  • Em seguida, clique em “Vender”. Aqui você terá a opção de tirar uma foto do item que deseja vender ou escolher um do rolo da câmera; 
  • Quando entrar, digite o nome, a descrição e o preço do item à venda;
  • Confirme sua localização e escolha uma categoria.
  • Depois que o item é publicado, os compradores do Facebook em sua área podem ver o que você tem à venda. 

Se você deseja potencializar as vendas da sua academia em sua área geográfica, alcançar as pessoas que estão nas proximidades, como por exemplo no seu bairro, postar no Facebook Marketplace pode ajudar muito as estratégias de marketing para potencializar suas vendas.

Conclusão

No mundo, somos um total de 3,1 bilhões de pessoas conectadas nas redes sociais diariamente. Elas se tornaram ótimas ferramentas para ajudar sua empresa a criar relacionamentos com os clientes e tornar sua marca parte da vida diária deles.

Criar uma estratégia de marketing digital pode ser uma perspectiva assustadora. Quer entender melhor como fazer? Acesse nosso curso de Marketing, clique aqui

Mas como você pode ver aqui, é totalmente possível manter as coisas simples e ainda obter resultados.

Primeiro, descobrir quem é seu público-alvo, em seguida, basta responder às principais perguntas que eles têm e encontrar um ótimo conteúdo para compartilhar através de seus canais. 

Se você tem interesse no planejamento de conteúdo, nosso curso de Inbound Marketing pode ajudar nessa tarefa. Clique aqui e conheça.



Comments

0 Comentários desativados em 3 jeitos simples de como vender sua academia nas redes sociais 233 17 fevereiro, 2020 Branding, Sem categoria fevereiro 17, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook