Foco e Sucesso Profissional
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Se você não estiver satisfeito com a sua posição no mercado essa é uma boa hora de tomar uma atitude. Não perca mais tempo procurando culpados, a responsabilidade do seu sucesso é sua! Espero sinceramente que você ao término do artigo se sinta sacudido para a realidade que nos cerca. Se isso acontecer, terei atingindo meu objetivo ao escrevê-lo, uma boa leitura.

Você já deve ter visto vários profissionais de nossa área, abrindo as portas e fechando em seguida, esperando que por obra divina, os clientes descobrissem que estavam prestando algum serviço. Esse pensamento egocêntrico nos negócios faz com que esqueçamos que não somos o centro do mundo de nossos clientes e realmente não somos! A primeira máxima que você deve aprender é que o cliente na maioria das vezes não sabe que sua marca existe. Pense no quanto você é bombardeado de informação sobre diversas marcas todos os dias, seja sincero, se você não teve nenhuma experiência com ela, acaba não se importando. No mundo real, se você não encontra uma maneira de fazer com que as pessoas se importem com sua marca, você estará fadado a fechar as portas logo após a inauguração.

Todos nós apresentamos pontos fortes e até determinadas habilidades superiores a nossa concorrência. Mas vamos refletir um pouco, o que você faz é realmente ímpar a ponto de ser extraordinário em relação ao seu concorrente? Ou você acaba prestando os mesmo serviços e/ou oferecendo os mesmos produtos com uma pequena variação da apresentada pela concorrência? Daí a segunda máxima do dia: Nós oferecemos basicamente os mesmos produtos de nossos concorrentes. Existirá sempre uma ou outra diferença, mas não há nada de muito original.

O interessante é que muitos profissionais contrariam essas duas máximas e acabam acreditando que um cartão de visitas bonito e ser melhor do que os outros são ações estratégicas suficientes para que as pessoas passem a se importar com suas marcas. Mera ilusão. Não estou dizendo que não conseguem um ou outro cliente com essas estratégias. Mas convenhamos você não passou quatro anos de formação e investimentos na sua carreira para ter “um ou outro cliente”. Acredito que você queira muito mais, e se isso não está acontecendo, é porque você vem acreditando nessas duas ilusões.

As pessoas não jogam dinheiro para o alto, eu não jogo e acredito que você também não! Então não espere que ele caia aos seus pés. Acredite, sua única vantagem é você mesmo, concentre-se nisso, e se você quer ser a estrela do show precisa ter uma marca pessoal forte. Então anote algumas dicas e comece hoje a alavancar a sua imagem de sucesso:

Dica 1: Seja seletivo na busca de conhecimento. Quando falamos de conhecimento o universo é superlativo e nessa avalanche de informação você precisa selecionar o que realmente é importante.

Dica 2: Tenha Foco no seu objetivo. Se você quer construir uma imagem consistente para sua marca, seu investimento de tempo e esforços terão que ser estrategicamente otimizados ao máximo.

Dica 3: Busque o que há de melhor. Procure “a bíblia do seu segmento” e as principais publicações sobre o assunto, os principais profissionais e concentre-se neles.

Dica 4: Nunca engane os seus clientes. Uma marca sem conteúdo até pode manipular a percepção de sua audiência, mas tenha a certeza que o prejuízo é maior quando descobrem que sua marca é uma fraude.

Dica 5: Não perca o brilho nos olhos. Seja um especialista apaixonado pelo que faz. Os clientes sabem quando você vibra com o que faz e quando está por acidente na profissão, então não perca o brilho.

Seja qual for a sua área de atuação dentro do fitness, se você seguir essas dicas irá notar a diferença que isso fará em sua marca pessoal. Lembre-se você precisa de foco na sua carreira e uma pitada de atitude. Um grande abraço e sucesso sempre!

Fábio Rogério P. B. de França – Formado em Educação Física e Consultor da Dominium Consultoria

fabio@dominiumconsultoria.com – www.dominiumconsultoria.com

 

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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