Meio Ambiente no Mundo Fitness
Meio Ambiente no Mundo Fitness
Posted by

Meio Ambiente no Mundo Fitness

Simples ações podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente, além de somar pontos na visão da sociedade, pois quem adota a ideia de “salvar o mundo” acaba obtendo maior fidelização de seus clientes.

Não somente de melhoras estéticas e de bem-estar vive o homem no seu contexto de ser humano. A busca por qualidade de vida é prioridade para se viver bem. E ao se falar em qualidade de vida não significa somente o corpo em sua matéria, mas sim em abordar fatores que fazem esse corpo se relacionar com o meio externo.

Dessa forma, devemos nos preocupar sim com o futuro do nosso planeta, pois de nada adiantará mantermos músculos esbeltos se, no futuro, tivermos dificuldade em tomar água potável. Assim, neste artigo, pretendo reforçar a importância de se preservar o meio ambiente, mostrando que uma academia pode (e deve) contribuir para educar e orientar os seus clientes quanto à construção de um mundo melhor, além de como podemos utilizar o meio ambiente como um elemento na promoção do marketing de nossa academia.

O fato é que a preservação do meio ambiente não é uma responsabilidade somente de órgãos governamentais, mas sim de cada um de nós. Cada pessoa tem de fazer o seu papel. E nós, profissionais de fitness e da saúde, somos também formadores de opinião. Além da prescrição de treinamentos físicos, trabalhamos com a prevenção de inúmeras doenças e, nesse aspecto, entra o fator meio ambiente.

O que uma academia pode fazer de fato para ajudar o meio ambiente?

O mais importante, com certeza, é aprender e saber criar um convívio com o meio ambiente. Não podemos nos tornar homo sapiens destrutivos. A solução mais sabia é fazer o meio ambiente se tornar algo presente em nossas vidas. Um exemplo: bem em frente à academia da qual sou proprietário, encontra-se uma árvore. Na verdade, uma grande árvore, que, com certeza, atrapalha, e muito, a visão comercial do meu estabelecimento, além de também sujar demais a calçada e as ruas com suas folhas. No pensamento destrutivo, o mais fácil seria pedir a retirada dessa árvore. Muitos e muitos clientes já me disseram que necessitaram passar várias vezes na rua para poder visualizar a academia, pois a árvore atrapalha a visão.

Entretanto, a resposta que sempre dou é que temos de saber conviver com o meio ambiente. Aliás, essa árvore deve ter cerca de 30 anos, e eu cheguei aqui somente há três anos. De uma forma ou de outra, o cliente chega até você.

Outro aspecto importante é a reciclagem. As academias podem utilizar material reciclável, como papel, copos descartáveis e outros acessórios, realizando e incentivando a coleta seletiva de lixo.

Internamente, uma outra sugestão é criar um espaço ecologicamente correto, incluindo algumas plantas naturais, que além de decorar, tornam o ambiente mais bonito.

Para economizar energia, o empresário pode, por exemplo, optar por colocar mais vidros nas áreas internas da academia, o que também cria um ambiente acolhedor e prazeroso.

Outra atitude que pode contribuir para a economia de energia elétrica é desenhar ambientes mais arejados, evitando-se o uso de ar-condicionado e ventiladores ligados o todo tempo nas aulas. Sou favorável também a ideia de investir um pouco mais em aparelhos que não utilizam energia elétrica, tais como bicicletas e elípticons. Sabemos que a maioria dos usuários de uma academia costuma correr ou andar em esteiras, mas podemos criar uma estratégia para que seu uso seja feito de forma correta e consciente.

Temos um exemplo de uma academia norte-americana que utiliza um mecanismo que permite que a força utilizada no exercício de pedalar seja aproveitada como energia elétrica para a própria academia. E no Brasil, em São Paulo já existem academias que utilizam um sistema de coleta da água da chuva, que é reaproveitada em banhos e serviços de limpeza. Atitudes como essas valem a pena. Hoje, há muita gente saindo na frente, conseguindo aliar as atividades de fitness e saúde à preservação do meio ambiente.

Nesse aspecto, uma outra sugestão é a criação de eventos ao ar livre. Algumas academias já fazem isso, especialmente em aulas que promovem a interação, como o alongamento. Essa prática esportiva pode ser realizada em áreas externas da academia ou até mesmo em praças e espaços verdes, promovendo a academia e, ao mesmo tempo, possibilitando um contato mais próximo dos alunos com a natureza e o meio ambiente.

Os empresários podem organizar ainda outros eventos ao ar livre, como caminhadas e corridas, e até mesmo criar campanhas internas, com temas que abordem o aquecimento global, a coleta de lixo ou o plantio de árvores. Em algumas cidades, as prefeituras municipais até cedem áreas em canteiros ou em jardins, localizados em avenidas ou ruas, para que as empresas façam a manutenção desses espaços, cuidando da grama e do plantio de flores. Em troca, a empresa patrocinadora pode colocar uma placa informando que preserva aquele local, o que permite uma publicidade para a academia.

Vemos que é possível conciliar o marketing com práticas ambientais ecologicamente corretas, afinal de contas, a empresa pode-se promover e aumentar sua clientela e rentabilidade. Simples ações podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente, além de somar pontos na visão da sociedade, pois quem adota a ideia de “salvar o mundo” acaba atraindo atenção e obtendo maior fidelização de seus clientes. Sabemos que várias empresas de grande porte comunicam seus projetos na área ambiental. Porém, muitas delas só ficam mesmo no marketing, pois suas ações não passam de uma estratégia para, digamos, ficar bem aos olhos de seus atuais e até futuros clientes.

As ações citadas anteriormente são de fácil implementação. O difícil mesmo é fazer com que as ideias sejam aprimoradas e adaptadas, permanecendo na mente de quem utiliza a academia. Mas com um bom plano de marketing e uma boa estratégia sobre o assunto é possível plantar uma semente para salvar o planeta. Vale a pena colher essa ideia!

 

Daniel Silva é Bacharel em Educação Física pela Univ. Estadual de Londrina, Personal Trainer e Proprietário da Enforma – Fitness Studio  enformafitness@hotmail.com

 

Comments

0 Comentários desativados em Meio Ambiente no Mundo Fitness 3985 01 fevereiro, 2013 Arquitetura, Daniel Silva fevereiro 1, 2013
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook