O luxo chegou ao fitness
O luxo chegou ao fitness
Posted by

O luxo chegou ao fitness

Qualidade, exclusividade, tradição e atendimento personalizado. Quando se fala do consumidor do mercado de luxo estes pontos devem ser levados à risca. Para serem bem sucedidas neste posicionamento, as empresas precisam conhecer as aspirações deste público A, que a cada ano se torna mais ávido por novidades e, porque não dizer, certas extravagâncias. A expectativa é que em 2013 o mercado mundial de luxo cresça entre 4% e 5%, na América Latina a estimativa é de 12% com destaque para os mercados mexicano e brasileiro. Os dados são da Bain and Company e apontam que o luxo não conhece crise e nem escolhe segmento.

189A9468Nota-se que as indústrias automobilística, de bebidas, beleza, hotéis, joias e moda são as que mais movimentam este segmento. Porém, já desponta com mais nitidez no Brasil o mercado fitness de luxo, com academias que oferecem “mimos” para agradar os alunos e privilegiam o design da arquitetura e de serviço.

Uma academia de luxo é aquela onde todos os detalhes são pensados em função do conforto e que traz para dentro do espaço as técnicas mais atuais de design. Este mercado premium lida com o nosso imaginário, por isso uma academia-boutique tem que causar sensações e mexer com os sentidos dos alunos. É possível estimular o tato por meio de texturas nas paredes e o olfato ao criar uma fragrância única para o estabelecimento. Cabe lembrar que a questão do aroma deu-se início com as marcas de alto luxo e hoje se popularizou. Mais: a harmonia entre os cinco sentidos em uma academia desperta o desejo do aluno em permanecer ou voltar.

189A0081Não há um guia para desenvolver um projeto arquitetônico para o público A. Cada projeto deve ser único, mesmo tratando-se de grandes redes que já possuem uma identidade visual consolidada. O que proponho nestes casos é sempre adicionar uma inovação, uma vez que este público aprecia o novo. O arquiteto tem que estar alimentado de referências e tendências mundiais – a semana de Design de Milão e a empresa Pantone, que todo ano apresenta uma aposta de cor, são excelentes fontes. Viagens também enriquecem a imaginação deste profissional.

Outra afirmação importante é que o luxo não aceita cópia. O arquiteto deve testar, ser criativo e ter coragem de ousar no projeto, principalmente ao harmonizar materiais, misturar texturas e cores – tudo com o propósito de encantar e surpreender o aluno. Na terceira unidade da Unique Family Fitness Club, em Brasília (DF), nosso recente projeto, quisemos sair do óbvio e trabalhamos o aço conten como divisória, apesar dele ser mais usado em fachadas. Ainda, resgatamos a unicidade com móveis sob medida – os armários dos vestiários foram projetados particularmente para a Unique e não existem em nenhum outro lugar. Destaque também para o ladrilho hidráulico desenhado especialmente para a rede e que remete à arquitetura de Brasília e, por sua vez, de Oscar Niemeyer.

189A0169Em termos de serviço, a academia para o público A precisa proporcionar facilidade, independentemente da área física que ela ocupará. Para locais mais amplos é válido pensar em um salão de beleza, SPA, lavanderia e até lava-carros – o que irá garantir a consciência de exclusividade. Aqui é interessante propor que todos os alunos tenham acesso a estes diferenciais, sem distinção, mesmo que seja necessário aumentar o valor da mensalidade. Mas atenção, um serviço caro não significa que ele é de luxo, porém o fato de ser de luxo está relacionado com o seu alto custo. Luxo tem a ver com qualidade, tradição e exclusividade.

Já ambientes menores podem oferecer conforto ao aluno durante a prática de exercícios, como mais espaço entre os equipamentos e vestiários tão bem equipados que o aluno fique mais a vontade neles do que no banheiro de sua própria casa.

Por fim, a ideia é que as pessoas se sintam em um ambiente sofisticado, que poderia ser uma loja, mas por acaso é uma academia, onde o prazer em se estar nela deve ser igual ao de estar em uma boutique de alto luxo.

Pense nisso e bom projeto.

 

Patricia Totaro atua desde 1994 no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, escolas de natação, clubes, centros esportivos e spas.

www.patriciatotaro.com.br;  Facebook: www.facebook.com/patriciatotaroarqresultados; Twitter: @ArqResultados

Comments

0 Comentários desativados em O luxo chegou ao fitness 3820 06 outubro, 2013 Arquitetura, Patricia Totaro outubro 6, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook