Um Futuro Fun, Segmentado e Verde para as Academias
Um Futuro Fun, Segmentado e Verde para as Academias
Posted by

Um Futuro Fun, Segmentado e Verde para as Academias

Foto: Runway Lago Norte

Se nos anos 70 o que ditava a ida à academia era a busca por músculos e mais músculos, havendo uma relação direta entre tamanho e beleza, hoje a busca já é pela harmonia de mente e corpo, onde os exercícios buscam resgatar a funcionalidade deste último. Este viés ainda perdurará no cenário fitness, mas será adicionado um elemento para tornar a malhação mais frequente: a diversão.

O “Fun, Fitness e Wellness”, termo que eu gosto de usar para denominar este novo tipo de relação com a atividade física, o qual enxerga a prática como uma diversão e, não, como uma obrigação, está adentrando ainda no Brasil, e possui um campo fértil para desenvolver-se. A questão da diversão ganha relevância na medida em que o homem convive a cada dia com mais recursos tecnológicos a seu favor. Desde a invenção do controle remoto, que colocou o indivíduo em uma posição mais sedentária, até os mais recentes dispositivos como o iPad, extremamente sedutor por tudo que oferece ao usuário (tela de touchscreen com 9,7 polegadas, podendo ser leitor de e-books e ter acesso a games), o exercício físico tem que se reinventar, e a saída mais eficaz para manter e atrair um novo público para o mundo fitness e wellness é por meio da interação. Logicamente, a tecnologia pode ser utilizada em prol, por exemplo, da musculação, em que se pode investir em recursos multimídias que permitam ao aluno imaginar e ter a sensação de estar em outro lugar, vendo imagens e sentindo o cheiro característico do ambiente.

Foto: Runner SJC

A academia, inclusive, como entende-se hoje, a qual engloba uma série de modalidades, se segmentará com mais intensidade, focando especificamente no público alvo que o dono pretende atingir. As pessoas estarão interessadas em uma atividade específica ou até em um leque de serviços diferenciados, e não em um pacote Frankenstein. Assim, nada mais lógico que procurem locais que dialoguem e atendam suas expectativas e exigências. Neste tópico, insere-se também o formato da academia. Se hoje questões como falta de tempo já são realidade, a perspectiva mais otimista é que o ritmo continuará tão acelerado quanto o presente. A realidade, dessa forma, exige soluções rápidas e os exercícios físicos não sairão ilesos. Treinos express, mas com a mesma eficiência de antes, farão parte da programação dos centros fitness do futuro. Até porque o narcisismo continuará tendo sua carga de influência, possivelmente de forma mais moderada do que hoje, pois felizmente estudos multiplicam-se e apontam para os benefícios da atividade física para a saúde. Seja por apenas um destes motivos (ou por ambos), é certo que uma parcela da população continuará frequentando o universo das anilhas e caneleiras (mas, de forma divertida).

Em termos de responsabilidade empresarial e social, a academia do futuro estará integrada à necessidade de preservar os recursos naturais já escassos no planeta. Um estabelecimento em Nova York, por exemplo, já antecipou a tendência: a energia proveniente das pedaladas na bike é convertida em corrente elétrica, resultando em economia de luz. Outras opções, igualmente eficientes, são as escolhas das matérias primas certas na hora da construção, dando preferência aos materiais de acabamento e itens de decoração de origem recicladas ou recicláveis.

Todas as ideias apresentadas convergem para um intuito único: tornar a academia uma espécie de segunda casa. Um lugar divertido, no qual você encontra o seu grupo de amigos, que pensa como você e possui os mesmos objetivos. Um espaço agradável, em que você se sente acolhido. A academia do futuro será entendida como um ponto de encontro para as pessoas verem e serem vistas. Interação acima de tudo.

E o futuro  já pode começar hoje na sua academia.

Pense nisso e Bom Projeto!

 

Patricia Totaro é Arquiteta especializada em pro­jetos esportivos com mais de 90 projetos neste segmento.  patricia@patriciatotaro.com.br  www.patriciatotaro.com.br 

 

Comments

0 Comentários desativados em Um Futuro Fun, Segmentado e Verde para as Academias 3634 01 fevereiro, 2013 Arquitetura, Patricia Totaro fevereiro 1, 2013
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook