Afinal!!! Somos águias ou galinhas???
( inspirada em Leonardo Boff)
Vamos sobrevoar nossos negócios , planejar o futuro e pensar grande ???….ou vamos ciscar pelos cantos, sobrevivendo ….???
Em tempos de grandes mudanças é a sua atitude que fará a grande diferença no rumo de seus negócios!
Lembre-se: águias não caçam moscas!
O despertar para esta nova realidade exige profissionalismo e ampla visão do mercado e suas tendências.
Se o velho modelo não funciona mais…troque…altere…modifique..mas pare de “ ciscar” !
Ninguém quer saber das suas lamentações e fracassos…o mundo só quer saber se você sobreviveu com coragem às tempestades…e se trouxe o navio!
Portanto, mãos à obra!
Você conhece todos os números de sua empresa?
Quantas vendas, conversão, trocas , turnover, crescimento?Quais estratégias de Marketing estão usando? Você mensura os resultados?Como estará sua empresa daqui a cinco anos? Qual será o seu faturamento?Como você mantém sua equipe motivada?Você oferece treinamentos , sistematicamente? Depois , você monitora os resultados? Como você recruta e seleciona os seus colaboradores? Como está premiando e incentivando as performances?
Se você tem a maioria das respostas você já está no caminho certo…mas não desanime se não for este o seu caso, desde que as suas ações comecem já!!
Observe as empresas de sucesso…o que elas têm em comum?
- Orientadas para a ação, isto é, não ficam paralisadas pela análise e indecisão constantes ou debruçadas anos a fio sobre um projeto
- Ligação direta com o cliente, não para explorá-lo mas para defende-lo, servi-lo.Não esperam o cliente perguntar , são pro ativas e buscam o cliente
- Permitem autonomia e iniciativa de seus colaboradores, são estimulados a opinar, a criar e são premiados ao invés de punidos como na maioria das empresas.Idéias que promovam resultados são bem vindas
- Os colaboradores “ vestem a camisa da empresa” , pois estas empresas não recrutam braços e pernas para o trabalho, recrutam uma pessoa inteira e que é tratada como o mais importante fator da produtividade da empresa.E o colaborador sabe que se a sua empresa não se mantiver viva no mercado, ele não terá “ camisa” para vestir. E essa não é uma “ camisa da força” tenha certeza.
- Possuem uma “ Filosofia empresarial” que é o que dá o sentido ao trabalho. O ser humano para produzir necessita de algo mais que o simples salário, precisa saber o porquê daquilo que está fazendo, o propósito de suas realizações.
- Mantém-se dentro do negócio ,investem e dedicam-se ao próprio negócio. Tem Foco, são voltados para o resultado através das pessoas.
- São empresas de administração simples, direta , objetiva, sem complicações e enxutas, isto é, com pouca gente, somente o necessário para dar a linha fundamental da empresa.São ao mesmo tempo centralizadas no que se refere ao “ essencial” e descentralizadas no que se refere ao “ acidental”.
Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003.
marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br