Uma vez, li um livro com o título bem parecido com o que menciono neste artigo : AH SE EU SOUBESSE! e que contém depoimentos de vários empresários, presidentes, CEOs de destaque pelo mundo afora e já em fase de aposentadoria.
Muitas dessas pessoas em seus depoimentos no livro , falam das suas conquistas na carreira, dos pontos bons , dos aspectos negativos, das coisas que se eles soubessem teriam dado mais foco e atenção. Uma dessas coisas que muitos deles mencionam , é se arrepender por não ter praticado atividade física.
Alguns anos mais tarde, é lançada a versão Nacional desse mesmo livro: Ah se eu soubesse Brasil , contendo, agora , depoimentos de empresários brasileiros de vários segmentos . Tal não foi a minha surpresa ao constatar a coincidência, onde muitos deles, também, se arrependiam por não ter praticado atividade física durante a vida toda.
E eu sempre me pergunto e, acredito que muitos de vocês também, porque não conseguimos aumentar a demanda de pessoas praticando atividade física em nosso país?? Se há tanta informação na mídia sobre os benefícios da atividade física, por quê tantas pessoas não se sentem estimuladas a se exercitar, mesmo sabendo que isso pode comprometer toda a sua vida por falta de saúde? Por que as pessoas acham caro pagar uma academia para ter saúde , mas não acham caro pagar um plano de saúde para quando ficarem doentes?
Desde 2000, segundo dados da IHRSA, empresa norte americana que acompanha a evolução da prática de atividade física no mundo , o Brasil não passa de irrisórios 2% da população brasileira praticantes de atividade física, enquanto em todo o mundo ocorre significativo aumento, ano após ano.Em Portugal são 4,6% da população praticante de atividade física e nos EUA 16%. Hoje só perdemos em termos percentuais para países como a Etiópia e Tanzânia. Lamentável, não é mesmo? Com certeza estamos sobrecarregando os sistemas de saúde de nosso país e não é à toa que cresce o número de casos de obesidade .
Alguns de vocês deve estar pensando: e o que eu tenho a ver com isso???? Isso é problema do Marketing , das academias, do governo.
Sim, de fato é um problema de todas essas áreas mencionadas acima e também de cada um de nós .
Com certeza, nos países onde o crescimento da demanda de pessoas fazendo atividade física ocorre, deve haver muita informação e, correta , sobre a importância e benefícios da atividade física para o indivíduo e para a sociedade.
Aos que ainda pensam que não é nossa a responsabilidade fazer alguma coisa sobre isso , solicito uma reflexão sobre Sustentabilidade e visão sistêmica.Talvez , anos atrás, muitos de nós sequer soubéssemos as conseqüências sobre desperdício de água, luz, etc, mas hoje, todos sabemos que somos responsáveis pela escassez no mundo, pela falta de recursos, pela poluição. Seja porque acessamos informações na Internet, seja porque lemos jornais e revistas , assistimos TV, mas o fato é que ninguém mais pode ,tranquilamente ,tomar um banho de duas horas e ficar com a consciência tranquila, ou pode?
Então, façamos um raciocínio baseado nos comentários acima, correlacionando-os com a prática de atividades físicas.
Se o aumento da demanda de praticantes de atividade física está relacionado à consciência das pessoas que aumenta à medida que mais informação é gerada, podemos, então, concluir que a demanda em nosso país não aumenta porque a informação oferecida não está correta fazendo com que as pessoas achem que fazer atividade física em academias é sinônimo, apenas, de ter “ corpo sarado”,ou a informação é insuficiente e pouco esclarecedora, não ressaltando a necessidade de praticar atividade física como investimento para um futuro melhor e saudável, além de independente.
Será que as pessoas só saberão da importância da atividade física quando for tarde demais , assim como esses empresários cujos depoimentos estão nos livros mencionados acima , ou, quando já estiverem velhas, dependentes para caminhar, com sua locomoção prejudicada??
Será que as pessoas sabem que fazer atividade física é um investimento para a vida?? Será que elas sabem que podem envelhecer com saúde? Que fazer atividade física melhora seu desempenho em todas as áreas???
E você ?? O que você sabe sobre a importância da atividade física??
Alguns colegas meus de profissão, afinal minha formação inicial é Ed Física, dizem que para ter resultados o aluno precisa de treino pesado e de no mínimo duas horas de duração; outros dizem que para emagrecer tem que fazer uma hora de esteira e assim vão difundindo conceitos aprendidos na faculdade, muitas vezes equivocados ou distantes das expectativas de nossos clientes, uma vez que esses conceitos se aplicam a atletas o que não é o caso da maioria de nossos clientes.
MAS E O CLIENTE??? O que ele de fato quer e gostaria de fazer?. O que é RESULTADO para o cliente????? Falei cliente e não, atleta.
A diferença??
Atleta é aquele que vem treinar para aumentar sua performance e para participar de competições
Cliente é aquele que quer que você faça para ele aquilo que ele está disposto a realizar com prazer. O professor é um facilitador do processo rumo ao resultado que ELE CLIENTE, almeja alcançar, mesmo que seja apenas manter o peso atual, não ter músculos altamente definidos e poder dormir melhor à noite graças à prática de atividade física.
Solicito a todos , façamos uma reflexão para entendermos melhor as conseqüências do sedentarismo sobre sistema de saúde de uma Nação
Pense à respeito e faça alguma coisa. Comece com o primeiro passo a ser dado por você.Comece a praticar atividade física, pelo menos 3 vezes por semana, meia hora por dia e você perceberá melhorar a sua disposição, você irá dormir melhor, as dores no corpo diminuirão, você ficará mais criativo, mas feliz, mais tolerante, além é claro, de definir músculos e emagrecer, se é isso que você , também ,está procurando.
Mas por favor, não reclame ou lamente. Assuma que de qualquer forma, somos responsáveis pela nossa vida e pelo que fazemos com ela.
Mãos à obra!
Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003. marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br