Análise e descrição de cargos em academias de ginástica
Análise e descrição de cargos em academias de ginástica
Posted by

Análise e descrição de cargos em academias de ginástica

 

Assim como qualquer outra ferramenta de gestão, a análise e descrição de cargos possui fundamentação teórica e é muito útil na vida do gestor.

A descrição de cargo é um documento que orienta a atuação do funcionário, deixando tudo muito mais claro e otimizando o trabalho. Através desse documento há uma facilitação de diversos processos como o recrutamento, seleção, treinamentos, planejamento de cargos e salários e avaliação de desempenho.

Ele deve posicionar o funcionário dentro da empresa, orientando o que, como e quando fazer e também a quem prestar contas. Ou seja, deveres, responsabilidades e tarefas a serem desempenhadas por quem ocupa o cargo.

Em academias as descrições de cargo geralmente são bem simples, visto que o atendimento ao cliente ocupa quase que o tempo todo de trabalho. Entretanto o gestor deve perceber a fundamental importância em gerar esse documento, pois facilita e muito a cobrança de desempenho e avaliação dos resultados do trabalho.

Como fazer?

O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado do cargo. Em academias isso pode ser feito através de um questionário ou entrevista com o ocupante do cargo. O esqueleto da descrição varia de acordo com cada empresa e cargo. Abaixo apresentamos um modelo simples que vai ajudar a nortear a descrição.
• Título da descrição de Cargo – Nome da função/cargo.
• Informações cadastrais – Posição na hierarquia.
• Descrição das tarefas – De forma bem detalhada.
• Tarefas periódicas – O que se faz sempre.
• Tarefas ocasionais – O que se faz eventualmente.
• Perfil físico do ocupante – É preciso ter alguma característica física especial?
• Perfil psicológico – É preciso ter algum perfil especial para esta função?
• Requisitos técnicos – Formação acadêmica, cursos, pós-graduação, etc.

Certamente essa descrição vai responder à três questões básicas: O que o ocupante do cargo faz, como faz e por quê faz. Com esse documento em mãos a comunicação entre a coordenação e os funcionários é mais clara, pois todos sabem o que se espera de cada um. Isso agiliza o trabalho e evita uma série de pequenos problemas e picuinhas entre os trabalhadores.

Prof. Leandro Osti
Mestre em Gestão do Desporto – FMH
Cref 007766-G/PR
acidolatico.wordpress.com

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/academias1/analise-e-descricao-de-cargos-em-academias-de-ginastica/

Comments

0 Comentários desativados em Análise e descrição de cargos em academias de ginástica 1221 16 novembro, 2017 Liderança e Pessoal novembro 16, 2017
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook