Para qualquer empresa em início de atividades, o planejamento financeiro é essencial. Para se abrir uma academia não é diferente. Não importa qual seja o serviço ou produto oferecido, o mercado que o empreendedor quer alcançar ou o tipo de atividade. Se não houver um bom planejamento financeiro, nenhum empreendimento consegue se tornar viável.
Para fazer um planejamento financeiro para academias é preciso identificar todos os detalhes do empreendimento, considerar os recursos necessários e criar etapas para atingir as metas delineadas dentro de um prazo pré-estabelecido.
Ao cogitar estruturar um planejamento financeiro para academias, o empreendedor deve considerar muito seriamente contar com o apoio de uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para academias, pois esses profissionais possuem conhecimento do mercado corporativo fitness e de toda legislação tributária referente a esta atividade, podendo assim, suprir a todas as necessidades burocráticas para que o empreendimento se torne realidade:
Definindo o Investimento
Para começar o planejamento financeiro para academias, é preciso identificar todos os investimentos necessários para a implantação do negócio, como gastos com a instalação, com equipamentos, mobiliário e tudo o que seja necessário para o bom atendimento dos alunos.
Caso o empreendedor tenha o capital necessário para os passos iniciais, deve também verificar os custos da manutenção da academia nos primeiros meses, exigindo, portanto, uma projeção de despesas e receitas, calculando com cuidado tudo o que será preciso para superar a fase de implantação.
O espaço e os equipamentos para a academia
Independente do tamanho da academia, o planejamento financeiro deve ter a preocupação de otimizar os equipamentos de forma a permitir melhor atendimento para os alunos. O planejamento deve ser feito desde o espaço externo ao interno, observando-se todos os elementos para verificar a real capacidade do empreendimento.
Os equipamentos de ginástica e musculação são elementos primordiais. Contudo, o empreendedor não precisa ter o melhor equipamento do mercado ou os mais caros, mas sim os mais eficientes.
É preciso lembrar que os bons resultados se conseguem muito mais através da correta programação de atividades, o que leva a considerar como principal capital da academia os treinadores, que devem ser capacitados para oferecer o melhor para os alunos.
Oferecendo as melhores modalidades
Pode não parecer à primeira vista, mas as modalidades oferecidas pela academia são um item importante para o planejamento financeiro. Para muitas academias, a inserção de novas modalidades mais funcionais tornam a necessidade de equipamentos um tanto supérflua.
Como não é só de equipamentos que a academia vai conseguir seus resultados financeiros, a modalidade de treinamentos oferecida pode apresentar excelente economia no planejamento financeiro.
Evidentemente, o empreendedor não pode se esquecer de analisar a concorrência, principalmente porque é preciso apresentar diferenciais para conseguir bons resultados financeiros. Ao analisar a concorrência, o empresário pode encontrar boas oportunidades ainda não exploradas, sem contar aquelas que podem ser aprimoradas.
O planejamento financeiro para academias deve, então, pensar no público-alvo para o empreendimento. Se a concorrência não está explorando uma determinada faixa do mercado, pode-se oferecer atividades específicas, como trabalhar com pessoas de terceira idade, por exemplo, ou oferecer serviços de coaching e massagem.
Atividades destinadas a públicos específicos ampliam as possibilidades de rendimento financeiro, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais buscando melhorar a qualidade de vida. No planejamento financeiro, considerar todas as possibilidades de atendimento irá trazer uma grande diferença para o empreendimento.
Para ter uma academia como referência entre os concorrentes é preciso dar atenção especial aos alunos. Os tempos não são para atendimento em massa e sim para fazer com que as pessoas se sintam especiais. Ao oferecer serviços destinados a necessidades especiais, a academia terá menos custos e irá definir melhor o seu público-alvo.
Calculando o custo-benefício
Estabelecendo todas as formas de atendimento, o planejamento financeiro para academias será completo, já que o empreendedor irá levar em consideração todas as necessidades, calculando todos os custos e fazendo uma projeção de cenários.
O planejamento financeiro para academias é essencial em qualquer momento das atividades corporativas do negócio, desde sua implantação até sua estabilização no mercado, quando o empreendedor poderá pensar em novos investimentos e na ampliação dos negócios.
Trata-se de uma ferramenta que deve estar presente em todos os momentos, aliado a um fluxo de caixa elaborado de forma criteriosa, possibilitando saber as reais condições do empreendimento e oferecendo ao empresário todas as armas para se destacar entre os concorrentes, tornando sua academia uma referência no mercado.
Fonte: http://accecontabilidade.com.br/planejamento-financeiro-para-academias/