Auto liderança - traçando metas
Auto liderança – traçando metas
Posted by

Auto liderança – traçando metas

 

Muitos são os assuntos tratados quando o tema é liderança.

Porem, não há como falar da liderança sem antes exercitar a auto liderança. Liderar a si próprio é um passo importante quando pensamos em liderar equipes.

John C. Maxell cita em seu Best seller “as 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” que um líder só pode Oferecer/Ensinar o que ele Tem/É. Fica difícil então imaginar um líder que não é organizado, que não sabe planejar, que não traça metas que o desafie, conseguindo passar estes conceitos para sua equipe.

Se queremos liderar pelo exemplo, praticar o que preconizamos é fundamental. Planejar metas de longo prazo que se dividam em metas de médio e curto prazo e observar para que cada etapa seja cumprida sistemicamente garante que grande parte de nossos sonhos saiam do papel.

Falando em papel, que tal fazermos um exercício?! Colocar em um papel nossas metas e dividí-las, possibilitando serem mais facilmente alcançadas.

1) Pense primeiramente em meta de longo prazo que queira alcançar em sua vida. Uma sugestão é que tenham pelo menos 10 (dez) anos. Vamos começar com poucas metas (entre 3 e 5).
Estas metas podem abordar qualquer item de sua vida: profissional, amorosa, família e amigos, financeira, saúde, espiritual, intelectual, lazer…
Como são metas distantes, não precisam ser detalhadas demais. Apenas situe seu desejo e o que deseja alcançar.
Escolha o que é realmente importante pra você obter. E escreva nesta folha cada uma destas metas, de forma positiva (esqueça metas negativas do tipo: não perder dinheiro. Isso só faz você focar no problema, não na solução). Pode também utilizar uma folha para cada meta.

2) Agora, separe cada uma destas metas. Em cada uma, pense, reflita e faça as seguintes perguntas:
O que vou ver, sentir, ouvir quando alcançar? Que feedback terá que demonstrará sua conquista?

3) Com as metas de longo prazo já anotadas, vamos agora “quebrá-las” em metas menores e intermediárias, que serão os degraus para alcançarmos as metas finais.

Pegue cada meta separadamente e, em cada uma delas descreva metas que precisará cumprir para alcançá-la (podemos sugerir agora que descreva que meta(s) deverá cumprir em cinco anos para alcançar a meta de dez anos).

Responda as seguintes “perguntas de qualificação” para cada uma destas metas intermediárias:
– Que passos serão necessários para alcançar esta meta intermediária?
– O que precisarei fazer, que recursos precisarei possuir ou onde precisarei estar para que ela se cumpra?

Repita estas perguntas em cada meta de cinco anos que definir.

4) Agora, defina que meta(s) terá que cumprir daqui três anos que serão responsáveis para alcançar cada uma das metas que traçou para alcançar daqui a cinco anos. Não se esqueça de fazer este passo para cada uma das metas de cinco anos separadamente.
Faça as perguntas de qualificação anteriormente citadas:

5) Para cada meta de três anos que determinou, defina as metas de médio prazo para cumprir daqui a dois anos. Estas serão o degrau para a(s) meta(s) que traçou alcançar em três anos.

Faça novamente as perguntas de qualificação anteriormente citadas.

6) Agora defina metas de curto prazo. Que metas deverá cumprir daqui um ano para alcançar cada uma das metas traçadas para daqui dois anos?

Finalmente, refaça as perguntas de qualificação anteriormente citadas.

* Não se esqueça, sua disciplina é parte fundamental no cumprimento do que deseja, portanto, confira diariamente o planejamento para ter certeza de que está no caminho certo.

* Mudanças são normais. As únicas coisas certas na vida são: a morte e as mudanças. A primeira ainda não temos o poder de driblar, porém, falando de metas, a segunda é perfeitamente aceitável.

* Ter um planejamento de fácil visualização te ajuda a prever o que pode ser feito em uma eminente mudança de planos, não o deixando desmotivar, retraçando o caminho quantas vezes forem necessárias.

* Comemore cada mini meta cumprida. É importante reconhecer seu esforço e manter a motivação a cada etapa concluída, portanto não se esqueça de criar o bom hábito de comemorar cada conquista.

Mãos à obra e boas realizações!

Ale Gonzaga é Professor de Educação Física com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós Graduação em Administração e Marketing Esportivo. Gestor na área de Academias, PNL Practitioner, Coach e Analista de Perfis Comportamentais DISC. Especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento esportivo e Treinamento Personalizado. Ale.Gonzaga@live.com

 

Comments

0 Comentários desativados em Auto liderança – traçando metas 401 13 fevereiro, 2014 Ale Gonzaga, Coaching e Carreira fevereiro 13, 2014

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook