No último artigo, escrevi sobre a capacitação e avaliação de profissionais nas academias, uma prática realizada por poucos, mas que é de extrema importância (clique aqui e leia o artigo). Em um seminário, do qual fui convidado a palestrar no segundo semestre de 2013, falei a respeito do “Panorama do Mercado Fitness”, apresentando alguns números e deixando algumas sugestões do que acredito que seja a única maneira de sobreviver nessa guerra de gigantes que estamos vivendo atualmente. Refiro-me a chegada das grandes marcas às regiões mais afastadas dos grandes centros.
Foram sete temas abordados, com reflexões sobre cada um deles aplicado ao universo das academias.
Considerando como mais importante – e não por acaso foi o primeiro – o posicionamento. Essa é uma questão que deve ser pensada pelos gestores e também pelo profissional de Educação Física, pois incidirá diretamente nas tomadas de decisão para uma carreira promissora. Apesar de na teoria, o cenário atual já não oferecer mais espaço para “fazer de qualquer jeito”, não é a realidade que encontramos na prática, e não pensem que estamos falando de academias de bairro, também se incluem academias em locais privilegiados, com investimentos altos, mas sem nenhum posicionamento definido.
O posicionamento pode ser encontrado em uma única pergunta:
Para quem estou fazendo isso?
Considerando as academias, arrisco dizer que na grande maioria, encontramos diversas reclamações sobre a chegada das grandes marcas em suas regiões, mas ao questionar a respeito do seu tipo de negócio, fica a pergunta: Para quem estou trabalhando, qual o perfil do público que pretende atingir: jovens, idosos, obesos, família, etc. É quase zero o número de respostas convictas que recebo sobre o assunto, e a justificativa é que “as portas estão abertas para todos que queiram treinar”. Será?
Com os profissionais a mesma situação acontece, a falta de um Plano de Carreira faz com que o profissional ingresse no mercado abraçando qualquer oportunidade que lhe apareça. O posicionamento da sua atividade representa nada mais que o FOCO do que você deseja ao realizá-la, seja abrindo uma academia, um estúdio ou atuando como profissional em qualquer outra área. É a direção que você vai seguir rumo ao sucesso!
Vamos tomar como exemplo um quebra-cabeça, ele vem com todas as peças misturadas e o mais fácil é começar pelas beiradas. E qual é a sua referência para chegar ao final da montagem? A IMAGEM DA TAMPA DA CAIXA! Sem ela, ficará muito mais difícil de montá-lo, mas quando temos uma imagem de onde queremos chegar (FOCO) tudo fica mais claro. E será que fica mais fácil ou mais difícil? Pensem comigo! Quando ficamos “a deriva” é mais fácil, pois estamos em uma situação de “deixa a vida me levar”, sendo assim, o que vier está bom, é só ver no que vai dar, não é mesmo?
“Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”
Mas, quando você toma as rédeas e define o que realmente quer, já não é qualquer coisa que lhe tira da trajetória, e isso não é mais fácil, pois já não é qualquer peça que lhe serve, mas com certeza fará com que você monte seu quebra cabeça mais rápido. E é isso que acontece! A maioria não sabe qual é a imagem da tampa do quebra cabeça do seu negócio e da sua carreira, sendo assim, fica difícil a tomada de decisão correta e que o levará a ser lembrado como único no que faz, como o primeiro em relação aos outros, e assim ocupar um local de exclusividade na mente e no coração de cada consumidor individual. Se não estiver bem posicionado, você será mais um que oferece mais um pouco de cada coisa, mas que não é bom em nada, e será considerado como algo secundário.
Finalizo esse tema com uma reflexão:
“Você está posicionado ou está tentando fazer um pouco de tudo?”
Herbert R. Oliveira é fundador da HR consultoria e possui mais de 8 anos de atuação no mercado fitness. herbert@hrconsultoriafitness.com.br