Avaliação de desempenho com foco em competência para remuneração por produtividade
Avaliação de desempenho com foco em competência para remuneração por produtividade
Posted by

Avaliação de desempenho com foco em competência para remuneração por produtividade

Tal modelo de gestão chegará dentro em breve e mudará a forma de se conduzir as empresas. Estejam atentos a isso: melhores amarrações na equipe, mais clientes fidelizados.

Uma grande e complexa nomenclatura, mas que irá revolucionar a forma de se conduzir equipes em um futuro próximo. Durante anos, tentamos de todas as formas achar o colaborador ideal, aquele grande soldado que está sempre ao lado no momento das grandes batalhas e das grandes vitórias. Essa busca, quase que utópica, pelo colaborador que se adapta continuamente às novas realidades da empresa é o segredo da potencialização da qualidade e, consequentemente, da maximização dos índices de satisfação.

Nos segmentos em constante mutação e expansão, deve-se buscar continuamente compreender o impacto das tendências mercadológicas nos modelos de gestão de equipes defendidos.

A oferta está cada vez mais igualitária e isso praticamente “exige” que os modelos de trabalho sejam cada vez mais eficientes e eficazes. Ter uma equipe alinhada com a visão estratégica da empresa (missão, visão, valores, metas e objetivos) faz com que a engrenagem da entrega de serviço tenha uma fluência “Suíça”, transformando assim mais assertivas as chances de atendimento de expectativas e superação dos desejos e necessidades.

Muitas metodologias de gestão de equipe nasceram, muitas morreram, treinamentos foram realizados, muitos projetos foram implementados, mas um, em especial, me chamou a atenção. Ao estudar uma nova forma de estruturar os organogramas das empresas, percebi que deveríamos ter uma ferramenta que, acima de tudo, integrasse a condução dos colaboradores aos objetivos da empresa.

Essa ferramenta nasceu e hoje preenche essa lacuna latente no mercado.

O projeto de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências para Remuneração por Produtividade tem como objetivo conduzir os colaboradores ao alcance de metas e objetivos da organização, por meio da implementação de uma ferramenta holística de avaliação de desempenho e enquadramento. Tal ferramenta organiza, de forma sistêmica, todas as equipes envolvidas por intermédio das suas competências.

Implementar o projeto de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências para Remuneração por Produtividade é estruturar, de forma sistematizada, o processo de potencialização da qualidade da equipe. Esse conclusão foi construída a partir da seguinte linha processual de raciocínio:

1- Antes de entregar qualquer tipo de serviço devemos compreender o que o cliente busca. Essa compreensão nos trará para o seguinte questionamento: Será que a equipe da minha empresa está estruturada para atender às expectativas dos clientes?

2 – A partir do momento que conhecemos os desejos e necessidades dos nossos clientes conseguimos modelar a empresa ideal para atender e, principalmente, superar essas expectativas. Nessa modelagem definimos os departamentos necessários e as funções existentes em cada departamento;

3 – Depois de conhecer as funções, definimos quais são competências necessárias para exercer determinada função em sua plenitude. Competência é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento;

4- Feito isso, devemos avaliar como os nossos colaboradores se enquadram nessa árvore de Departamentos – Função – Competências;

5- A partir desse momento, conseguimos visualizar o ideal (o que a função precisa para estar na sua plenitude) e o real (como os colaboradores estão em relação ao quesito avaliado). Com esses dados em mãos conseguiremos avaliar as lacunas que faltam para o colaborador atingir aquilo que consideramos ideal.

Nesse momento, aparecem os indicadores de desempenho que irão orientar a remuneração por produtividade. Isso quer dizer que as equipes terão metas e objetivos com prazos para realização e que, ao atingir o ponto determinado no planejamento, esses colaboradores serão remunerados por isso. Importante ressaltar que esse tipo de remuneração deve ser visto como investimento. Assim, a sua base salarial fixa pode realmente se tornar a base, tendo em vista que na programação salarial estará atrelada o resultado individual de cada um. Isso quer dizer que quando a empresa produz o que foi esperado, os colaboradores que compartilharam com isso estarão sendo melhores remunerados. Em contrapartida, quando a empresa não evolui, os colaboradores que não atingiram as metas receberão somente o seu piso.

Esse risco compartilhado é a melhor forma de se ter uma equipe comprometida com os resultados. Tal modelo de gestão chegará dentro em breve e mudará a forma de se conduzir as empresas.

Estejam atentos a isso: melhores amarrações na equipe, mais clientes fidelizados.

Bons negócios!

 

Alessandro Mendes é Bacharel em Marketing e Sócio Gestor e Fundador da Intarget Consultoria   alessandro@arqueiros.com.br  www.arqueiros.com.br

Comments

1 Comentários desativados em Avaliação de desempenho com foco em competência para remuneração por produtividade 2656 01 fevereiro, 2013 Alessandro Mendes, Liderança e Pessoal fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook