Ser Personal Trainer nos dias de hoje vai além das competências técnicas que este profissional precisa para uma prescrição de exercícios eficiente ao seu cliente, já está mais que comprovado e disseminado pelos pesquisadores deste mercado que desenvolver as competências gerenciais e comerciais irão proporcionar uma carreira mais sólida e de resultados.
Nesse artigo vamos abordar a respeito da criação da sua marca “Personal Trainer”. Muitos acham que o fato de criar uma logomarca bem elaborada, criada por uma agencia ou profissional da área, é o mais importante para gerar credibilidade junto ao cliente, você não pode pensar assim! É neste contexto e neste exato momento que o “Branding” deverá entrar para agregar valor a sua marca.
“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”
Wally Olins
Vamos primeiramente começar a pensar como empresa…
Quando o Branding é construído e efetuado de forma correta pela empresa, a organização começa a ter uma marca estabelecida na cabeça do consumidor. O cliente começa a atrelar o produto e seus desejos a marca. Philip Kotler, conhecido com o pai do Marketing define que o valor de uma marca deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica e acima de tudo, pela construção de sua identidade.
Branding, ou gestão de marca, são ações voltadas para que o público-alvo de uma determinada empresa consiga perceber o valor de uma marca. O seu aluno/cliente de personal precisa compreender a importância da sua marca e o resultado que ela gera para a vida dessa pessoa. Se você não começar a pensar em gerar esse valor ao seu cliente, você estará somente vendendo o seu plano ou sessão avulsa e pode ter certeza que você terá uma rotatividade grande e pouca fidelização e retenção do seu público.
Colocando em prática para entender melhor, se seu público potencial são clientes que visam saúde e qualidade de vida, não tem sentido você, através de suas redes sociais, compartilhar ou publicar posts relacionados a hipertrofia (fisiculturismo) e vice-versa. Tenha a sensibilidade na hora de direcionar suas estratégias e gerir a sua marca. Ganhe credibilidade e identidade a longo prazo. Fale sempre a mesma língua do seu cliente!
Luiz Gustavo Verdan
Sócio-Diretor da Minds Fit. Prof. de Educação Física, especialista em Administração e Marketing Esportivo. Personal Trainer e empreendedor a 10 anos no mercado Fitness e Bem-Estar.