Quando criança, uma das perguntas que mais ouvia era “o que você vai ser quando crescer?”
A pergunta era chata, mas eu não entendia muito bem o motivo de ela ser chata. Tempos atrás cheguei a uma conclusão: é uma pergunta chata porque cria expectativa em quem está perguntando. Quem pergunta quer ouvir os velhos clichês “médico, advogado, engenheiro” ou alguma profissão que “dê dinheiro”.
Meu pai sempre quis que eu tornasse médico, então acho que o frustrei quando escolhi a educação física. Não sabia exatamente o motivo de escolher essa área, mas havia algo que me empurrava para lá.
Era a minha missão de vida, minha vocação. Ajudar as pessoas a serem melhores do que são hoje é a minha missão de vida.
Por isso que me considero plenamente realizado trabalhando como consultor de negócios, já que posso ajudar empresas e pessoas a serem melhores do que são.
A partir da missão bem definida e conceituada, desenvolvemos as competências fundamentais para executa-la.
Guy Le Boterf apresenta competência como resultado da união de três eixos:
– Biografia pessoal e social;
– Formação educacional;
– Experiência profissional.
Nesse sentido, a competência é resultado da união de conhecimentos (formação, treinamento e experiência) com comportamentos (habilidades, interesses e vontades).
As competências fundamentais devem transcender as puramente técnicas, como, no caso do profissional de educação física, prescrever treinos.
Essas competências podem ser descritas da seguinte forma:
INTELECTUAIS – Reconhecer e resolver problemas, pensar estrategicamente, propor e realizar alterações nos procedimentos de trabalho e multiplicar conhecimentos.
COMUNICAÇÃO – Forma de expressão e comunicação com seu grupo, equipe, clientes e fornecedores, com o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe e o exercício da negociação.
SOCIAIS E POLÍTICAS – Capacidade de se relacionar com as pessoas, interagir e participar dos acontecimentos político-sociais.
COMPORTAMENTAIS – Demonstrar espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, questionamento do status quo, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS – Capacidade de transferir conhecimentos adquiridos na vida cotidiana para o trabalho e vice-versa.
LIDERANÇA: capacidade de influenciar e conduzir pessoas para um objetivo comum, sustentado pela força do caráter.
ORGANIZACIONAIS – Capacidade de compreensão do negócio, seus objetivos, relações com o mercado e ambiente político social.
Sem dúvida, todas essas competências são importantes. Mas o desafio maior é o de viver a nossa missão, nossa vocação. Saber reconhecer a “voz interior”.
Quando encontramos e vivenciamos a nossa missão/vocação, o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos é aprendido com facilidade.
Você já sabe exatamente qual a sua missão?
Referências
Desenvolvendo as Competências dos Profissionais – Guy Le Boterf (2003)
Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato (2008)
Alinhando Estratégias e Competências – Maria Tereza Leme Fleury (2004)
O Devir – Roberto Tranjan (2013)
O Livro das Competências – Enio Resende (2000)
Tribos (Nós Precisamos que Você nos Lidere) – Seth Godin (2013)
Por Fernando Tadeu