Foliões querem exibir corpo melhor durante a festa e ampliam lucros dos estabelecimentos; demanda aumenta para natação, musculação e até cirurgia plástica.
A menos de um mês do Carnaval, o movimento em academias de Belo Horizonte e região cresce 35% e a procura por matrículas dobra. Para atrair o maior número possível de alunos, muitas delas chegam a reeditar promoções oferecidas em meados do ano passado, mantendo o tíquete médio de R$ 99, de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Natação, Ginástica, Recreação e Cultura Física de Minas Gerais (Senagic), que congrega cerca de 2.500 unidades, 30% localizadas na capital.
O diretor-presidente do Senagic, Sérgio Luiz dos Santos, observa que o movimento começa a aquecer entre novembro e dezembro, mas a “invasão” ocorre mesmo em janeiro, quando se observa a busca por performance com resultados mais rápidos. Para acolher essa considerável parcela de apressadinhos, observa Santos, as academias buscam ainda renovar seus equipamentos, oferecendo o que de mais novo há no mercado. “De modo geral, as fitness trabalham com equipamentos de grife, e isso acaba seduzindo os praticantes, principalmente os de primeira viagem”, diz.
Na academia Plataforma, em Contagem, as mulheres lideram o volume de matrículas neste início de ano. Segundo a gerente Aline Flausino, 80% dos novos alunos são mulheres e a procura maior é por musculação no período noturno. “A grande maioria afirma buscar resultados imediatos, exercícios que garantam a perda de peso e a definição do corpo”, diz ela.
De olho no Carnaval de Ouro Preto, a educadora física Danúbia Cristina da Costa, 26, corre contra o tempo para exibir sua melhor performance nas ladeiras da cidade histórica. “Minha meta é atingir melhor condicionamento físico e estético para aproveitar melhor o Carnaval”, afirma, garantindo que, mesmo num curto espaço de tempo, essa missão não deve ser considerada tão impossível para muita gente, “desde que a pessoa não esteja com um sobrepeso muito exagerado”.
Na academia de natação Maris Stella Sport Center, em Lagoa Santa, o incremento nas matrículas foi da ordem de 30% somente em janeiro, segundo o proprietário e membro da diretoria do Senagic, Gustavo Tomaselli, que também aponta o período que antecede o Carnaval como um dos principais motivos para o aumento da demanda. Ele revela que a procura é tanta que a grande maioria das escolas de natação do Estado nem se preocupam com ofertas para atrair novos alunos. “Não há ações específicas para essa finalidade nessa época porque fica até difícil encaixar alunos novos”, conta.
O diretor-presidente do Senagic revela que o setor vem experimentando crescimento da ordem de 20% ao ano, embora o número de falências venha crescendo. “Na década de 90, a cada dez que abriam, uma fechava em dois anos. Hoje, essa proporção pulou para seis”, diz Santos, apontando o amadorismo como o principal entrave.
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/economia/carnaval-faz-movimento-em-academias-crescer-at%C3%A9-35-1.783382