Como projetar uma academia low cost
Como projetar uma academia low cost
Posted by

Como projetar uma academia low cost

 

As academias low cost deixaram de ser uma tendência e se tornaram uma realidade no mercado Fitness. Elas são boas opções para clientes que gostam de musculação e exercícios aeróbicos e buscam preços altamente competitivos. Para que esta combinação de elementos seja duradoura é importante que o projeto arquitetônico seja bem planejado e adequado para este perfil de negócio.

Primeiramente, trace uma identidade para sua academia. E lembre-se que ela é uma marca e, portanto, deve ser única. Destaque seus diferenciais, sejam eles serviços ou um espaço. Em um dos nossos projetos mais recentes, a Stamina, desenvolvemos uma sala de ginástica, o que não é comum para academias de baixo custo, e para ressaltar este diferencial projetamos este espaço no centro da academia. Com esta estratégia, a todo o momento, expomos esta exclusividade da Stamina aos alunos e futuros clientes.

Outro importante ponto que gostaria de ressaltar é a busca por um ponto comercial de alta densidade demográfica, afinal a quantidade de alunos é um dos segredos deste segmento. Observe também se o ponto tem bom acesso e com facilidade de estacionamento, mesmo que seja com o custo menor.

Não se deixe enganar pensando que em uma academia low cost o investimento inicial é baixo. As obras para este nicho devem ter materiais de boa qualidade e duráveis para que o local não precise passar por constantes manutenções como, por exemplo, revestimentos e tinturas nas paredes. Algumas recomendações que o empreendedor deve levar em conta são instalações com custo fixo mais baixo como: iluminações com led, sistema de aquecimento por energia solar, ar condicionado de baixo consumo de eletricidade, além de chuveiros e torneiras com baixo consumo de água, mas que garantam boa qualidade de banho.

A estética é fundamental para todos os projetos, pois além de ajudar a fixar a marca conforme citei no começo deste artigo, ela também atrai novos clientes. E, em uma academia low cost não é diferente! O ideal é que os equipamentos estejam dispostos de forma estratégica mostrando tudo o que a academia oferece. Invista também em iluminação, pois ela cria cenários, tornando o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Por fim, alguns espaços podem ser ocultados em projetos low cost como é o caso da recepção deixando o controle de acesso de alunos por sistema informatizado e automatizado. A área de convivência continua sendo importante para interação dos alunos, mas não pode impactar nos custos.

Pense nisso e bons projetos!

 

Patricia Totaro atua desde 1994 no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, escolas de natação, clubes, centros esportivos e spas. www.patriciatotaro.com.br

Facebook: www.facebook.com/patriciatotaroarqresultados

Twitter: @ArqResultados

Comments

0 Comentários desativados em Como projetar uma academia low cost 5555 10 novembro, 2014 Arquitetura, Patricia Totaro novembro 10, 2014

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook