Como saber se minha campanha de Black Friday deu certo?
Como saber se minha campanha de Black Friday deu certo?
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Como saber se minha campanha de Black Friday deu certo?

 

Acabamos de passar por um período de intensas campanhas, principalmente de grandes redes varejistas divulgando seus preços avassaladores para o Black Friday. Provavelmente você aproveitou a onda e montou também sua campanha de Black Friday, será que deu certo?

O primeiro erro muito comum das academias é oferecer desconto ou benefícios no plano de 12 meses, não se esqueça, se você vende um plano promocional de 12 meses que mês ele irá vencer no ano que vem? Em novembro de novo!! E novembro tem o que de novo? Black Friday!! Ou seja, novamente esse cliente irá pegar um plano com preço promocional e para você é menos lucro entrando. Caso você tenha feito isso esse ano, já risque do seu planejamento de marketing para o ano que vem. E Já programe para setembro 2018 fazer uma campanha de renovação antecipada, dê benefícios(não caia no erro de ser desconto de preço, pense em coisas diferentes que possa oferecer).  Dessa forma, você conseguirá diminuir o número de clientes que possam vir a renovar novamente no Black Friday.

Se possível, planeje para o ano que vem, planos mais curtos, dessa forma o cliente terá uma imensa degustação do seu serviço, porém por estar longe do próximo Black Friday, ele sabe que terá que pagar o preço convencional no momento da renovação.
Segunda coisa, analise o ROI em inglês “ Return on Investment” e em português “ Retorno sobre o investimento”. Faça um levantamento de tudo que fez: cartazes, panfletos, investimentos em impulsionamento em mídias online, investimento no google, contratação de freelances…Tudo , tudo que possa ter gerado algum custo extra para a campanha. Vamos imaginar que você tenha investido 1.500 reais.

Agora analise quantos planos você vendeu na BlackFriday, vamos considerar um plano fictício de 4xR$99,00 = R$ 396,00(valor total do plano). Ou seja, para pagar o investimento de 1.500, seria necessário vender no mínimo 4 planos, a partir do quinto plano, sua empresa começará ter lucro com a campanha.  Dessa forma no próximo ano, já tenha em mãos o valor que irá investir e coloque a meta de vendas com base em seus custos, seguindo o exemplo a cima, vamos considerar no mínimo 10 planos como meta de vendas para a campanha, assim conseguirá colher um resultado positivo.

Não se esqueça também de analisar o efeito “retardado” da campanha, após a BlackFriday, investigue cada visitante que vier conhecer seu espaço, entenda como ele te conheceu, é importante saber se ele ficou sabendo da academia por causa de suas ações de BlackFriday, dessa forma, conseguirá saber se esse efeito “pós campanha” também foi positivo.

Espero que tenha tido resultados bem positivos! Caso esse ano ainda não tenha sido um sucesso, leve essas dicas de base para que ano que vem seja um arraso!

 

Mariana Notari

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0 Comentários desativados em Como saber se minha campanha de Black Friday deu certo? 138 21 dezembro, 2017 Mariana Notari, Marketing e Vendas dezembro 21, 2017

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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