Você sabe o que é uma estratégia de funil? Existem diversas formas de você vender mais planos na sua academia e com certeza você, meu caro Gestor, já leu muito a respeito de como atingir o seu consumidor. Mas você sabe de fato onde eles estão? O que estão procurando em uma academia? Como eles se comportam em relação aos seus serviços, planos e preços? Você está adequando a sua comunicação para atingir o máximo do seu potencial de prospecção e com isso gerar leads qualificados que se tornarão em alunos matriculados?
A ESTRÁTÉGIA DE FUNIL PERMITE VOCÊ CONHECER OS SEUS PONTOS FORTES, CONHECER OS SEUS CLIENTES E ESTABELECER UM RELACIONAMENTO QUE GERAM OPORTUNIDADES.
1º PASSO: ATRAIR
A primeira e principal preocupação que devemos ter nas nossas estratégias de vendas, é saber aonde encontrar o seu público alvo, pois esta resposta permite você adequar a sua comunicação para os diversos meios que podem ser utilizados para atrair a atenção do seu consumidor final.
Você sabia que de 2013 a 2016 o acesso em Smartphones e Tablets ultrapassou os de computadores? E que 94% das pessoas realizam uma pesquisa online, antes de entrar em contato com a sua academia, seja por Free Pass, telefone, e-mail, visita ou efetuar uma compra online?
Se a sua estratégia de venda hoje, for uma boa fachada, banners na entrada e uma ótima estrutura, ou apenas distribuição de folders, também deve saber que 44% dessas pessoas estão saindo menos de casa, 25% cozinhando mais em casa, 17% aprendendo com vídeos na internet, 13% indo menos ao cinema e 8% fazendo cursos na internet.
2º PASSO – CONVERTER
Monte uma estratégia de comunicação com objetivos claros, planejamento e ações de mídias que possam converter o seu consumidor final num prospecto qualificado, isto é, cliente em potencial de compra. Tenha em mente que vender mais, não é um objetivo, é um resultado de diversas ações de planejamento e estratégias para segmentar e chegar ao consumidor final, oferecendo a eles os estímulos corretos e um call to action (Uma chamada para tomar uma ação desejada pela empresa). Ou seja, preencher um formulário, comprar uma aula, pedir informações, algo que torne a comunicação mais direta, um contato a ser trabalhado no seu comercial de vendas.
Você sabia que mais de 84% das pessoas que realizam suas matrículas na academia, pesquisam antes na internet, por academias próximas a ele num raio de até 5 km? Qual a importância você dá a segmentação do seu público alvo? Saiba que além de definir uma estratégia vencedora, isso vai otimizar os seus investimentos, prolongando a sua durabilidade em campanhas, para alcançar um maior número de pessoas realmente possam frequentar a sua academia, que podem e querem os seus produtos e serviços.
3º PASSO – VENDER
Após montar uma estratégia segmentada para direcionar suas campanhas online como Facebook, Google AdWords, Rede de Pesquisa, E-mail Marketing, SMS ou campanhas gráficas como Free Pass e folders com ação “Call To Action” para interação. Estabeleça um Follow Up para todas as pessoas que interagiram com a sua academia, faça uma lista de contatos, mande e-mails periódicos de benefícios da prática das atividades físicas, respeite aqueles que estão no momento de pesquisa e não entregue direto para o comercial, o fazendo com que os seus consultores descartem um potencial comprador, porque o mesmo não adquiriu um plano, ou não marcou uma visita na academia na primeira abordagem.
Aqueça seus leads enviando planos promocionais, convide o seu público para uma ação, oferecendo meios para que eles possam fazer um agendamento para conhecer mais a respeito dos seus pacotes e planos.
Monte grupos de contatos para trabalhar o remarketing, 94% das pessoas que pesquisam por novos serviços e produtos, não estão no momento de compra e sim de pesquisa, a sua comunicação deve estar lá, quando a tomada de decisão passar para o momento de compra, otimizando os seus resultados para 100% de potencial em vendas.
4º PASSO – FIDELIZAR
As academias são os setores de mercado que mais sofrem com a rotatividade de alunos, por isso fidelizar o cliente é tão importante quanto vender mais, monte um programa de benefícios, um clube de vantagens por pagamento pontual, certificados por permanência na academia.
As academias têm em média três meses para fidelizar o cliente, antes que esse pare de frequentá-la, ao final dos dois meses dê a ele um certificado, o parabenizando e mostrando os benefícios alcançados e a ponte os próximos passos. Em um exemplo prático: Em mais três meses de academia, você vai começar a notar uma mudança no seu metabolismo, ter uma qualidade de sono melhor, sentir-se mais disposto. Com isso você estabelece uma comunicação positiva e motivacional, oferecendo a ele motivos para continuar.
E por fim, trabalhe a sua comunicação de forma única, tenha uma comunicação personalizada que foque nos objetivos do seu negócio, procure parceiros e profissionais para te ajudar a ganhar mercado e expandir a sua academia.
Conhecer o seu mercado, o seu público, direcionando todo o potencial da sua academia, vai fazer uma enorme diferença nas suas metas mensais.
Jefferson Oliveira – Dir. Gestão de academia | Repense propaganda