Construindo uma carreira de sucesso
Construindo uma carreira de sucesso
Posted by

Construindo uma carreira de sucesso

Construir uma carreira de sucesso é, sem dúvida, o desejo de todo profissional que atua nas mais diferentes áreas; médicos, engenheiros, advogados, economistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, estão constantemente em busca dos caminhos que os conduzirão ao mais alto degrau de projeção profissional e, consequentemente, sucesso!

O profissional de Educação Física que, historicamente sempre atuou como professor ministrando aulas de educação física na educação formal, nos programas de recreação e lazer e nos esportes de competição, à partir dos anos 90’, para atender as novas tendências e mudanças no mercado de trabalho,  passa a atuar como Personal Trainer.

No entanto é importante lembrar que no inicio dos anos 70 e, principalmente na década de 80, com o aumento o grande aumento  das academias ginástica, o profissional de educação física passa a ter uma nova oportunidade de trabalho: atuar como professor de ginástica em grupo e de musculação.

No Brasil, particularmente no inicio da década de 80, a academia RUNNER, graças a sua qualidade técnica, resultado de um trabalho de formação de “jovens talentos” e a utilização da ginástica aeróbica como principal modalidade de exercício, é referencia nacional e internacional, é tida como modelo de qualidade e inovação, servindo de inspiração para as novas academias e principalmente, referencia e centro de capacitação profissional..

Segundo dados da IDEA – Health & Fitness Association, os primeiros relatos de atuação profissional e cursos de formação para Personal Trainers são de 1993, muito embora é sabido que muitos anos antes desta data professores de Educação Física no Brasil, e também no exterior, já atuavam como “professores particulares de ginástica”.

Muito embora ministrar aulas para grupos é uma prática bastante antiga, o treinamento personalizado é, no entanto, uma forma relativamente nova para o professor de educação física que tem buscado nos últimos 15 anos, nos congressos, encontros técnicos, cursos de extensão universitária e de pós-graduação informações científicas para prepará-los para atender a demanda do mercado cada vez mais ávido por profissionais competentes, que atendam as necessidades individuais.

Diante deste novo quadro profissional, as perguntas da grande maioria dos  “personal trainers”, professores de ginástica para grupos e de musculação, que participaram dos cursos que ministrei, tanto no Brasil como na Europa, ou mesmo aqueles que tenho contato pessoal, estão sempre relacionadas com as seguintes questões:

Qual o perfil adequado, quais conhecimentos científicos, que habilidades desenvolver (motoras, cognitivas, sócio afetivas), ter um corpo musculoso para impressionar o cliente… Enfim, todas as questões estão relacionadas ao desenvolvimento de competências necessárias para desempenhar bem sua atividade profissional.

Considerando a minha formação acadêmica, mestrado em educação física, especialização em treinamento personalizado na Clínica do Dr. Cooper em Dallas, 44 anos de experiência na área de Educação Física e proprietário e professor de um Centro de Aptidão Física Personalizado, desde 1990, atendendo mais de 250 alunos, além de professor e Diretor Técnico das Academias RUNNER e Cia. Athlética e palestrante de mais de 450 cursos de formação profissional e atualmente Consultor Científico das Academias RUNNER e Professor da Faculdade de Educação Física da UniFMU, desenvolvi um modelo conceitual sobre a atitude profissional, fundamentado na minha formação acadêmica e nas experiências práticas: Os 3 pilares do sucesso profissional.

Como modelo conceitual é importante ressaltar que não é único, existem outros modelos, abordagens  que tratam do tema, não está finalizado, é dinâmico e continuo, porém, particularmente para mim, serve de orientação para a minha carreira profissional e para todos aqueles que me procuram.

Gostaria de ressaltar que, originariamente este texto foi elaborado para ser utilizado nos cursos de graduação e pós-graduação com o objetivo de estudar especificamente a formação do profissional de educação física para atuar como Personal Trainer,  Professor de Ginástica para Grupos e de Musculação.

No entanto o seu conteúdo é básico para compreender a construção do processo de formação geral e específico do profissional de Educação Física para atuar, principalmente em situações que necessita se relacionar com pessoas, elaborar, prescrever e aplicar programas de treinamento para pessoas com diferentes objetivos, ou seja, aptidão física, saúde e bem-estar, estética e desempenho.

Para tanto é importante conhecer os 3 Pilares do Sucesso! Lembrando que, existem outros fatores que também deverão ser desenvolvidos, porém, considerando a minha experiência prática e formação acadêmica,  estes são imprescindíveis.

Como modelo conceitual é importante ressaltar que não é único, existem outros modelos, abordagens  que tratam do tema, não está finalizado, é dinâmico e continuo, porém, particularmente para mim, serve de orientação para a minha carreira profissional e para todos aqueles que me procuram.

 Na próxima edição, conheça os 3 Pilares do Sucesso na Carreira Profissional de um prof de Ed Física.

Prof. Ms. Mauro Guiselini é Mestre em educação física pela USP, Diretor  do  Instituto de Ensino e Pesquisa Mauro Guiselini, Colaborador do Programa BEM-ESTAR da Rede Globo

Comments

0 Comentários desativados em Construindo uma carreira de sucesso 2155 12 fevereiro, 2013 Coaching e Carreira, Mauro Guiselini fevereiro 12, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook