Do discurso à realidade prática da política da empresas fitness
Do discurso à realidade prática da política da empresas fitness
Posted by

Do discurso à realidade prática da política da empresas fitness

 

No texto de hoje, vou fazer uma crítica pesada aos métodos de gestão de algumas empresas fitness. Observo em muitas consultorias, congressos, cursos e reuniões, gestores reclamarem da má qualificação dos profissionais, das maneiras pouco “profissionais” com que alguns profissionais tratam seus empregadores e que uma porcentagem de culpa sobre o desempenho da empresa recai sobre seus subordinados. De fato, muitas vezes é verdade. Mas, o maior percentual de culpa, desculpe,  é seu de persistir neste erro e não mudar essa peça ou situação! Raras são as vezes onde o gestor assume ter se equivocado neste ou naquele ponto. Que teve uma atitude precipitada etc.

Realmente fico me questionando; Como esses empregadores tratam esses empregados? Longe aqui de um discurso para esse ou aquele lado, mas acredito que o profissionalismo deve ser uma via de mão dupla.  E como muitos textos tratam da via do empregado para o gestor, proponho neste texto uma reflexão sobre como anda a via do gestor para o empregado. Muitas vezes ouço o discurso, contudo não é posto na prática.

Se alguma coisa não vai bem na sua empresa, novamente desculpe! Mas, a culpa é sua. Você decide quem entra e quem sai, como devem agir entre outras questões vitais para uma empresa. Desta maneira pontuo algumas questões que acredito que devemos pensar, e muito, se estão sendo postas na prática e não somente no discurso.

  • As polí­ticas que você, gestor, prega são as mesmas que pratica?
  • Como estão suas metas de curto, médio e longo prazo? Definidas?
  • Se vamos falar de clareza e transparência na relação, já deu um feedback esse semestre ao menos para seus subordinados? Com métricas e números?
  • As questões trabalhistas estão em dia? Esse é um ponto muito polêmico! E sempre ouço as mesmas explicações do tipo: “Os impostos são altos”; ” se eu não fizer isso mais gente desempregada”; “Melhor assim que não empregar”…

Não pensou em seus custos antes? Ou dinamizou mal seu negócio? Só você paga imposto?? Essa é uma condição em que todos estamos. Você é gestor, ache soluções! Temos um exemplo muito bom e recente vindo da cidade de SP. Com um déficit de 7 bilhões no orçamento, inovações e melhorias estão sendo postas em prática com parcerias. Inove, crie!

  • Fala-se tanto em qualificação profissional ou quão mal vai a qualificação dos profissionais. Você está qualificado para seu cargo? Está?! Ok! Pergunto. O que mudou em sua empresa para melhor nos últimos 6 meses? Cresceu? Inovou?
  • Como é seu processo de contratação e desligamento?
  • O rendimento dos seus profissionais não vai tão bem? Pergunto: Já mostrou como deve ser feito? Como cobrar algo que eles não sabem como você quer que seja feito?
  • A concorrência é saudável! Ela diz onde você está errando e acertando
  • Qual o propósito de estagiário em sua empresa? Plano de estágio, tem? Estruturado, que visa o aprendizado e desenvolvimento do estudante e que isso seja revertido em benefí­cio para sua empresa. Ou eles são simplesmente MOB- Mão de obra barata?
  • Reuniões técnicas onde são apresentados números da empresa, metas a serem alcançadas e responsabilidades de cada ator nessas metas, hã?

Rafael Fernandes
Mestre em Administração Estratégica
Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness
Especialista em Administração e Marketing esportivo.
Colunista dos sites: oportunidadefitness.com e gestaofitness.com.br
Pesquisador na área de gestão no fitness
Palestrante e consultor de academias
Professor de Educação Física (CREF 027635)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268675559198932
Tel:(21) 996240350

Comments

0 Comentários desativados em Do discurso à realidade prática da política da empresas fitness 137 12 maio, 2017 Gestão de Academias, Rafael Fernandes maio 12, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook