Fitness Experience Group - O fitness sob uma nova ótica
Fitness Experience Group – O fitness sob uma nova ótica
Posted by

Fitness Experience Group – O fitness sob uma nova ótica

Com quase 700 membros, o Fitness XP Group propõe uma nova leitura para o segmento, colocando o fitness como parte de algo maior que pode contribuir não somente para a promoção da saúde e do bem-estar, mas também para o desenvolvimento humano.

Idealizado em 2008 por Tennyson Pinheiro, diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Fitness Brasil e presidente da Design Loyalty, empresa especializada em Design e Inovação de Serviços, o Fitness XP Group foi criado em São Paulo com o objetivo de reunir profissionais líderes e empresários dos setores de fitness e bem-estar, preocupados com o cenário de baixa fidelidade de clientes do segmento e comprometidos em promover mudanças inovadoras nas experiências que os clientes têm ao se relacionarem com as marcas.

Por meio da realização de workshops e palestras, os membros podem compartilhar conhecimentos e debater sobre diversos temas, adotando uma abordagem mais humana em suas empresas, voltada não apenas aos processos técnicos já consolidados, mas, principalmente, em promover experiências de relacionamento em um grau de sintonia mais próximo de seus clientes.

Nesta entrevista com Ivan de Marco, membro do board do Fitness XP Group e responsável pela direção de conteúdo do grupo, o leitor poderá conhecer um pouco mais desse projeto, que vem proporcionado resultados bastante consistentes. Educador físico, Ivan de Marco tem mais de 14 anos de experiência como personal trainer e life coach. Confira

Gestão Fitness – Como funciona o Fitness Experience Group?

Ivan de Marco – O idealizador e fundador do Fitness XP Group é Tennyson Pinheiro, diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Fitness Brasil desde 2009 e presidente da Design Loyalty, empresa especializada em Design e Inovação de Serviços. Em 2009, eu e mais dois profissionais fomos convidados pelo Tennyson para integrar o board do grupo e, com isso, incrementar ainda mais suas atividades. Atuando em conjunto, nosso objetivo é tornar os eventos e ações do grupo mais frequentes, mantendo a qualidade e os valores originais. Temos como meta ainda ampliar nossa lista de membros, procurando desenvolver parcerias para realizar ações em outras cidades do País, além de São Paulo.

Quais as principais ações do Grupo?

Nossas ações acontecem, em sua maioria, por meio de workshops e palestras. Tentamos aprender com outros segmentos, trazendo olhares diferentes e que fogem, muitas vezes, das percepções viciadas que o segmento de fitness possui. Por isso, procuramos convidar profissionais de diversas áreas para os eventos, não apenas para palestrar, mas também para integrar a plateia, ouvir e debater nossas ideias. Em um de nossos últimos workshops, por exemplo, além de nutricionistas, administradores e psicólogos, convidamos também clientes de academias e de personal training para um brainstorming, que foi realizado sobre conceitos extraídos do livro “O Cérebro do Futuro”, de Daniel Pink. Os resultados foram surpreendentes. Sempre surge algo imprevisível quando nos permitimos ouvir o que as pessoas têm a dizer e, principalmente, quando temos um grupo de pessoas de diferentes formações e atuações.

Essa é, então, uma característica importante do grupo: consideramos sempre que o conhecimento pode ser co-criado. Nossos eventos primam pela possibilidade de participação ativa da plateia por meio de brainstormings, discussões de grupo e troca de experiências. Em uma realidade globalizada, na qual o prazo de validade do conhecimento diminui de maneira progressiva, envolver mais gente e ouvir o que os outros pensam nos parece uma das melhores maneiras de transformar informações em algo aplicável.

Além dos workshops, contamos com uma publicação online periódica: O XP Journal. São textos que seguem a mesma orientação dos workshops e são enviados em primeira mão para os membros do grupo. Também ficam disponíveis em nosso site. É possível ainda acompanhar as novidades do grupo por meio do Twitter.

Como os interessados podem se tornar membros do Fitness XP Group?

Para se tornar membro do Fitness XP Group é necessário encaminhar um e-mail para  jointhegroup@fitnessxpgroup.com.br, apresentando-se e pedindo para ser incluído. A adesão é gratuita, assim como as participações na grande maioria de nossos eventos.

Vocês contam com o apoio de patrocinadores?

Até o momento, não possuímos patrocinadores efetivos para o grupo, mas contamos com parcerias de empresas, como a Microsoft e a Fitness Brasil, e também a academia Competition, que oferecem suporte e estrutura para a realização dos workshops.

Quais os resultados concretos obtidos até hoje pelo Grupo?

Em termos de resultados efetivos para o segmento, acreditamos que atualmente já foi possível reunir um grupo de pessoas que compartilha pensamentos como os nossos. Vivemos um momento em que é grande o risco de depositar nossas estratégias nos preceitos proclamados por poucos lideres e autores que, merecidamente, já conquistaram espaços de destaque em nosso segmento e se tornaram quase que gurus, mas que, por vezes, ignoram a realidade de que a fidelização é algo que ocorre no momento presencial, em tempo real. É algo “feito à mão” e quase impossível de manualizar. Acreditamos que os resultados até aqui podem ser medidos talvez por uma mudança sutil no modo como os quase 700 membros do grupo passaram a atuar nas suas instituições: adotando uma abordagem mais humana, voltada não apenas aos processos técnicos já consolidados, mas, principalmente, em promover experiências de relacionamento em um grau de sintonia mais próximo de seus clientes.

Quais os planos para este ano? Quais eventos importantes serão realizados?

Para o ano de 2010, teremos várias atividades. A primeira delas é uma mudança no nosso website, tornando-o mais interativo para permitir constantes manifestações de todos os membros do grupo. Faremos também workshops com maior frequência do que nos anos anteriores. O próximo será no mês de fevereiro. Trata-se de uma apresentação e discussão sobre o livro “As 10 faces da inovação” de Tom Kelley, com links relacionados ao nosso segmento. Nosso objetivo é realizar alguma ação presencial a cada 45 dias e também passar a disponibilizar conteúdo valioso online, pois muitos de nossos membros não residem em São Paulo. Queremos que o maior número possível de pessoas tenha acesso ao que é realizado.

Qual sua visão sobre o mercado de fitness no Brasil?

Particularmente, enxergo o segmento de fitness como parte de algo maior. Algo que costumo chamar de desenvolvimento humano. Ajudar pessoas a serem o melhor que elas podem ser. Vejo que as coisas já caminham para essa integração iniciada pelo apelo Body + Mind, que atividades como Yoga e Pilates trouxeram para as academias e que apontam para modelos mais holísticos. Aposto que em pouco tempo veremos dentro de redes de fitness tradicionais ofertas de atividades que ainda parecem um pouco inusitadas, como sessões de riso, aulas de expressão corporal e desinibição. A preocupação central (ou o core business) desses centros, que hoje chamamos de academias, vai transitar dos aspectos técnicos, como avaliações físicas e prescrições de treino, para conceitos mais comportamentais, como estratégias de construção de autoestima e respeito às preferências sutis individuais.

Tudo isso para garantir que as pessoas tenham experiências inovadoras e em grau de excelência, e que sejam efetivamente transformadoras. Emagrecer, ganhar massa magra e todas as alterações promovidas pelos programas de exercício oferecidos nas academias são fundamentais para se viver bem, porém, se não forem acompanhadas de mudanças consistentes no modo de pensar, sentir e de nos relacionarmos com o mundo, com os outros e com nós mesmos, não passam de pequenas mudanças transitórias, e que, certamente, não são capazes de gerar a energia e a atração necessárias para fidelizar clientes.

 Por Madalena Almeida, Jornalismo Gestão Fitness


Comments

0 1 1955 01 fevereiro, 2013 Caio Correia, Gestão de Academias, Ivan de Marco fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook