IHRSA 2015 – Los Angeles
IHRSA 2015 – Los Angeles
Posted by

IHRSA 2015 – Los Angeles

 

A IHRSA 2015 nos EUA foi um evento, aparentemente, igual aos anos anteriores, sem muitas novidades, porém as novidades apresentadas irão impactar no mercado e mudar a forma de encarar o negócio, onde os fornecedores conseguiram desenvolver soluções que aliam o entretenimento à atividade física. A conectividade continua a ter seu espaço nos equipamentos, porém a interação e diversão entrou, de maneira efetiva e consistente, nos produtos apresentados.

Atentos a essa tendência, os fornecedores conseguiram aliar aos equipamentos “convencionais” a diversão, usando a tecnologia, algumas delas, oriundas dos vídeo games. As aulas de bike Indoor não serão mais as mesmas. Além dos elementos da aula em si, agora é possível a escolher entre vários trajetos ao redor do mundo e a aula orientada conforme o percurso, e o mesmo apresentado no telão da sala, alguns deles usando imagens do próprio Google. A grande novidade nessa área foi a bicicleta apresentada pela Free Motion, que simula, completamente, o trajeto, pois se o trajeto projetado apresenta uma descida, a bicicleta declina; se o trajeto é de subida, a bicicleta inclina, exigindo o esforço para a execução do movimento da própria subida. Além disso, a tecnologia apresentada permite que o professor crie uma competição entre os participantes, uma vez que as bicicletas estão conectadas a um sistema, que permite ver a distância percorrida, velocidade, além de acompanhar a frequência cardíaca dos clientes.

A avaliação física, que há algum tempo não aparecia no evento, surgiu com o melhor exemplo do uso da tecnologia de vídeo games associada aos produtos. Através do sensor de movimentos dos jogos atuais, é possível aferir as circunferências corporais dos clientes, sem tocá-los. E a tecnologia também calcula a porcentagem de gordura! O produto mede várias circunferências do corpo e também traz um histórico dos resultados da pessoa, além do envio automático dos resultados por e-mail.

Nas aulas grupais e aulas sistematizadas, algumas aulas foram apresentadas, envolvendo o boxe, o circuito e o treinamento funcional.

Nesse item o que chamou a atenção foi a quantidade de fornecedores das aulas sob demanda, onde os clientes escolhem a aula, dentre as várias disponíveis, e fazem a aula acompanhando o professor que está projetado em um telão ou na própria televisão. através do projetor.

O treinamento funcional continua aumentando sua participação com novas empresas e estruturas para o funcional. Percebe-se que a preocupação desses fornecedores é desenvolver equipamentos que permitam a maior variedade de exercícios e materiais possíveis, além de uma preocupação de ocupar menos espaço, onde surgiram alguns fornecedores com equipamentos fixos nas paredes.

Na área cardiovascular, além da questão estética, que sempre há uma novidade, aparece a conectividade com “relógios fitness” que registram a atividade realizada, calorias entre outras informações. A Precor surgiu com o lançamento da nova esteira, com nova tecnologia e design. A Free Motion também lançou uma novidade interessante, com esteiras voltadas para as aulas de corrida, e também dança na esteira, que vem um sistema de aulas para os professores ministrarem, onde há possibilidade de vários movimentos, inclusive a utilização de halteres, pois o equipamento tem suporte para os mesmos. A Life Fitness trouxe uma novidade, onde a criou mesas de trabalho, para que as pessoas trabalhem no seu próprio computador ou outro que a academia ofereça, enquanto caminham na esteira, pois ela vai acoplada ao equipamento.

Com relação à tecnologia, os relógios fitness apresentam suas soluções de conectividades com os equipamentos, porém trazem a novidade de inclusão da dieta, com sugestão de ingestão calórica na próxima refeição e também sugestão de quantas calorias a atividade física deve ter para a pessoa alcançar o resultado desejado, calculando o tempo de prática das atividades escolhidas, inclusive.

Como a Patricia Totaro já escreveu, falou e alardeou a todos os ventos, que o produto academia deve ser divertido às pessoas. Somo uma frase dela, dita no evento inclusive, “As pessoas vivem, basicamente, em 3 ambientes: sua casa, seu trabalho ou estudo e os ambientes de lazer.” A busca pela saúde, qualidade de vida, o padrão estético desejado… qualquer que seja o objetivo da pessoa, deve ser em um ambiente divertido e a academia deve prover isso. OS fornecedores deram sua contribuição e materializaram em soluções para o mercado.

Porém, o que mais me impressionou aconteceu fora do evento, onde tive a oportunidade de ver a divulgação em um mercado onde a demanda chegou no seu topo e as ações depredatórias entre si. Uma dela foi da Sky e a Directv. A publicidade questionava, por que você vai pagar mais, se as duas empresas oferecem os mesmos canais, a mesma programação e são iguais? Se você mostrar que é cliente da outra empresa, damos um desconto nos primeiros meses. Aqui no Brasil, ainda não precisamos estratégias como essa no mercado de academias, pois a demanda ainda cresce e há espaço para muito crescimento.

Enfim, um evento que trouxe bastante novidades na interação, entretenimento e soluções que contribuirão muito para uma boa prestação de serviços.

Sucesso!
I

Comments

0 Comentários desativados em IHRSA 2015 – Los Angeles 317 22 junho, 2015 Mercado Fitness, Ricardo Cruz junho 22, 2015

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook