Foi instalada em Itapuí, nesta terça-feira (26), a “Academia do Deficiente Físico”. Uma ação positiva para beneficiar todos os que têm algum tipo de necessidade especial, pois poderão optar por uma vida mais saudável.
Avaliada em R$ 50 mil, a academia foi trazida à cidade após assinatura de convênio com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O local onde a academia foi instalada ao lado da Apae e em frente ao Ginásio de Esportes, proporcionando maior facilidade para que os alunos da instituição possam usá-la sem precisar sair da escola. Ela também fica ao ar livre e por isso está disponível a todos.
“É a primeira de várias academias que vamos instalar em Itapuí. Neste momento, escolhemos equipamentos para serem utilizados prioritariamente pelas pessoas especiais e que necessitam de reabilitação. Esperamos que a população ajude a fiscalizar e a preservar a academia, novo patrimônio público de Itapuí”, ressaltou o prefeito de Itapuí, José Eduardo Amantini (PSDB).
Com 10 equipamentos totalmente preparados, a proposta é melhorar significativamente a qualidade de vida de uma parcela da população.
Os equipamentos instalados são máquina tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho, bicicleta de mão e máquina twist que permitirão ao deficiente, fortalecer sua musculatura, sem causar danos físicos.
A chefe do setor de fisioterapia, Fernanda Sipriano, desenvolverá também um trabalho que aproveite os equipamentos na reabilitação dos movimentos e tonificação dos músculos para auxiliar em casos de acidentes e deficiências.
Atualmente, o setor atende mais de 200 pessoas e faz 900 atendimentos por mês. “A academia destinada às pessoas com deficiência foi, sem dúvida, um grande ganho para a cidade. A acessibilidade à atividade física e, consequentemente, uma integração social, possibilita a essas pessoas uma maior autonomia para as atividades da vida diária e manutenção da saúde”, explicou a fisioterapeuta.
Mais academias
Pensando em atender toda a população, a atual gestão ainda trará pelo menos mais duas academias para o município. Além da Academia do Deficiente, Amantini também está pleiteando mais duas academias ao ar livre.
Uma Praça do Idoso será instalada ao lado do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que está sendo construído com a verba de R$ 250 mil viabilizada pelo deputado estadual Pedro Tobias junto ao Governo do Estado.
Fonte: http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/03/itapui-recebe-primeira-academia-do-deficiente-fisico.html