Marketing Digital para academias: como fazer da internet um canal de aquisição de alunos
Marketing Digital para academias: como fazer da internet um canal de aquisição de alunos
Posted by

Marketing Digital para academias: como fazer da internet um canal de aquisição de alunos

 

Saiba como sua academia pode usar o Marketing Digital para adquirir mais clientes durante o ano todo.

No mercado fitness, é muito comum ver os altos e baixos no volume de novas matrículas. Em meses frios, o volume é muito baixo; em meses quentes, perto do verão, é muito alto. Eu, nos quase 12 anos em que atuei com vendas em grandes academias de São Paulo, percebi que muito dessa sazonalidade tem a ver com a forma passiva com que academias, box de Cross Fit, clubes e studios adquirem clientes.

Em um contexto generalizado, os estabelecimentos vendem para quem vai no local conhecer e saber o preço. A consequência disso é que, para terem matrículas, eles dependem da motivação das pessoas em agir. Ou seja, em ir até o estabelecimento ou até mesmo em telefonar. Por isso, as academias só vendem quando o cliente está com senso de urgência para comprar, e dificilmente interferem nesse processo.

Existem dois cenários bastante destoantes entre si quando o assunto é o investimento das academias em marketing:
ou não há investimento algum em marketing, por acharem que o boca a boca é suficiente;
ou investem mais do que podem em ações marketing e não conseguem medir o retorno.

Aliás, esse último é um ponto bastante importante sobre investimento em marketing. Muitas academias não dão continuidade a ações iniciais e não se preocupam em mensurar o retorno sobre este investimento (ROI). Acabam não sabendo, portanto, todo o potencial de executar uma estratégia de Marketing Digital para academias.

Quando se trata de atividade física, sabemos que, quando a motivação depende de algo intrínseco, a mudança demora muito a acontecer. No Brasil, segundo o Global IHRSA Report, somente 4% da população faz alguma atividade física regular. Enquanto todos os esforços ficam em atrair para a academia esses 4%, nos esquecemos dos outros 96%. As academias de fato ajudam na motivação das pessoas, daquela maioria esmagadora que não consegue praticar atividade física regular?

Na criação de uma estratégia de marketing para academias, devemos pensar também nos 96%; afinal, eles são a maior fatia da população. Como minha marca pode ser um agente externo que vai promover essa mudança de hábito? Que vai, de forma online, já influenciar nesta decisão?

Quando chegar o momento de escolher o estabelecimento ideal para realizar os exercícios físicos, qual esse usuário vai escolher? Sua empresa, que teve influência em seu processo de decisão, o ajudou a mudar de comportamento, ou o mundo de academias que nunca se relacionou com ele antes?

Com certeza será você. Na verdade, para mim, academia boa mesmo é aquela que desperta o desejo dos menos interessados. Ela pode custar caro ou barato, ter os equipamentos mais modernos do mundo, mas, se não conquista o novato, vai ter que suar muito e brigar pela minoria enquanto existe um mar para nadar a braçadas.

 

 

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/marketing-digital-para-academias/

Comments

0 Comentários desativados em Marketing Digital para academias: como fazer da internet um canal de aquisição de alunos 749 13 novembro, 2017 Marketing e Vendas novembro 13, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook