As estratégias para os conteúdos digitais da sua academia são baseadas na jornada do comprador?
Se você não usa ou não conhece a jornada do comprador… e nenhum profissional de marketing lhe informou, que ela seria usada para planejar seu marketing… está explicado porque suas vendas não aumentaram.
Infelizmente não é só você que passa por isso, pois há muitos profissionais se dizendo especialistas em Marketing Digital e/ou Inbound Marketing, porém muitos não sabem como fazer seu planejamento baseado na Jornada do comprador e é por isso que as redes sociais, sites e blogs estão lotados de conteúdo, posts bonitos e vídeos, mas, nada importante, relevante para o seu público.
Com o objetivo de ajudar meus clientes a contratar o profissional ou agência de marketing digital adequados, e até mesmo onde buscar melhores informações para fazer do jeito certo, decidi estudar sobre Inbound Marketing, escrevo esse artigo, porque imagino que seja um problema para muitos gestores, espero ajudá-los. Vamos lá?
Jornada do Comprador:
A Jornada do Comprador é o modelo utilizado para definir em que estágio do processo de compra do cliente se encontra. Com base no que o consumidor está buscando é possível identificar esse estágio. Então, o marketing e a área comercial podem entregar as informações certas que vão ao encontro das necessidades do comprador. Ela é praticamente o Tinder (aplicativo de paquera) do Marketing Digital. http://br.hubspot.com/blog/o-que-e-a-jornada-do-comprador-e-como-funciona
Repare que em cada estágio o possível cliente é classificado, definida qual a melhor estratégia para chamar a atenção, entregar o conteúdo, receber os dados de contato dele (nome, e-mail, telefone), iniciar o relacionamento junto à equipe de vendas e após a conversão, manter a entrega de conteúdos com a finalidade de torná-lo um cliente que promove, indica sua academia.
Antes de iniciar a escolha e produção desses conteúdos, você precisa entender seu cliente ou seu público alvo, sem estas informações, seu tempo e seu dinheiro pode ser desperdiçado. Então, crie suas byers personas!
Byers personas:
Byers personas são representações semi-ficcionais de seu cliente ideal com base em dados reais sobre os clientes, os padrões de comportamento, motivações e objetivos deles. http://br.hubspot.com/blog/como-construir-a-buyer-persona-para-sua-empresa
Comece olhando para as pessoas. Pois, Wil Reynolds, fundador da SEER Interative, nos dá a seguinte dica:
“ Quando você muda a visão de “eu preciso de mais cliques” para “o que o meu público pensa no momento do clique”, é capaz de criar anúncios que falem melhor com as pessoas, conectados com a motivação e a emoção de cada uma delas”. https://endeavor.org.br/marketing-digital-licoes-rd-summit/
O Marketing Digital é muito mais do que posts e artigos, precisa de uma estratégia, o que escrevi aqui é apenas o início de toda a estratégia, espero que após a leitura do texto, possam escolher corretamente o profissional que irão contratar e acessem todos os links do texto para encontrar informações relevantes e confiáveis para fazer o marketing digital de sua academia.
Marcela Silva – Consultora em gestão de academias