Olá pessoal, tudo bem! Depois de algum tempo ausente dos artigos, hoje trago para vocês um assunto que está cada vez mais em evidência no mercado Fitness, a Academia como negócio e porque não rentável!
Já faz um bom tempo que já sabemos que simplesmente ser formado em Educação Física e abrir uma Academia considerando o valor da mensalidade e o número de alunos pronto, num passe de mágica já se tornou um Dono de Academia, na verdade nem o nome proprietário estava na nomenclatura na época para o Profissional de Educação Física.
Atualmente a coisa mudou e muito se você não tiver um bom planejamento estratégico e um estudo sobre o seu modelo de negócio, para se tronar um empresário no mercado Fitness seu futuro negócio tende a não dar muito certo e não ter uma vida muito longa.
Hoje inúmeras variáveis tem que ser levadas em conta como o ponto escolhido, seu público alvo o nicho de mercado com quem quer trabalhar, como calcular o valor da suas mensalidades e programas de treinamento, pela região ou mesmo pelo público que se quer atender e por ai segue os estudos e cálculos.
Com o crescimento cada vez mais forte desse mercado com o auxílio da mídia e da própria mudança de comportamento da população o negócio Academia só tende a crescer, haja visto o aumento das franquias Low Cost onde no início só tínhamos uma no mercado hoje são várias cada qual com suas peculiaridades e dos Box de CrossFit e Studio Funcional.
Frente a tudo isso acontecendo no mercado Fitness, o aumento da competitividade e da rentabilidade atraiu não só aquele Profissional de Educação Física mas também investidores, não só da área da Educação Física, mas que com a visão de lucro no investimento, as vezes até mais que uma aplicação. Por isso a necessidade do Planejamento Estratégico e considerar cada vez mais a Academia como uma empresa e um negócio rentável.
Ainda temos sim os proprietários de Academias que se pré denominam o “Severino” o faz tudo, mas na visão empresarial isso não funciona. O que funciona é o que chamamos de tripé empresarial! Onde os três pés cada um tem uma função:
1º O Investidor – Quem investiu no modelo de negócio.
2º O Gestor – O Profissional que vai fazer a Gestão do Negócio – Administrar.
3º O Operacional – O Profissional de Educação Física que faz a gestão dos alunos.
Enfim esse assunto ainda vai dar muito o que falar, fico à disposição on line.
Abraço
Consultor Sérgio Novaes – CREF 038414-G/SP