Os 7 Pecados Capitais dos Empresários de Fitness
Os 7 Pecados Capitais dos Empresários de Fitness
Posted by

Os 7 Pecados Capitais dos Empresários de Fitness

A lista dos pecados capitais foi esboçada pelos primeiros pensadores cristãos, aperfeiçoada no século V por João Cassiano e fixada definitivamente por Gregório Magno, no fim do século VI. Este esquema baseava-se na existência de sete pecados principais: o orgulho , a inveja, a ira, a preguiça, a avareza, a gula e a luxúria. Deste modo, na Idade Média a concepção do tempo, a organização do espaço, os elementos que integravam os sistemas de valores, toda a vida e visão de mundo girava em torno da presença do pecado.

Aproveitando esta divisão que se torna muito didática, vamos trazer estes pecados e traduzi-los para o momento atual onde gestores de academias os cometem constantemente levando seus negócios a um abismo muito próximo do que se pode chamar inferno, recheado de fracasso.

A sua atitude pode mudar o rumo de seu negócio.Procure entender como agir para na cair na tentação de cometer um destes pecados capitais tão nocivos ao seu negócio.

1. Orgulho: amor próprio exagerado;conceito elevado que alguém faz de si mesmo.

O maior erro de alguns empresários é achar que basta ter um local maravilhoso, com estrutura arquitetônica perfeita, um nome de reputação no mercado, que seu negócio ao abrir terá uma legião de novos clientes esperando na porta para se matricularem. A isso chamo de arrogância da certeza . Esta arrogância é que faz muitos empreendimentos fracassarem , pois, seus gestores deixam de investir em Marketing , em relacionamento com cliente e em treinamento de seu pessoal, ações estas que determinam empresas de sucesso.

PRATIQUE A HUMILDADE E PERCEBA QUE O SEU SUCESSO É DETERMINADO PELAS AÇÕES DE SEUS COLABORADORES E CLIENTES.

2. Inveja : ódio e desgosto provocado pela prosperidade de alguém. Desejo de possuir o que o outro possui.

Quantas vezes nos deparamos com profissionais falando mal de empresas de sucesso comprovado pelo simples fato de não terem  tido o mesmo sucesso. Falam destas empresas como se o sucesso fosse um pecado e que o correto fosse atuar como  um fracassado assim como o próprio que exerce comentários sem ética alguma. Quando é que as pessoas vão entender que sucesso não é graça divina e sim fruto de muito esforço, coragem e determinação.”Enquanto muitos choram, outros vendem lenços” .Cabe a cada pessoa decidir se vai “fazer poeira”ou “comer poeira”. Ver além dos muros de preconceito que erguemos à nossa volta para  justificar nossa  atual condição e romper paradigmas aprendendo  com o sucesso dos outros e procurando chegar lá.

MUDE SUA ATITUDE E TERÁ RESULTADOS DIFERENTES DOS ATUAIS.

3. Ira : desejo de vingança, raiva , o que nos incita contra alguém.

Como lamento ao ver ações de uma academia contra a outra com a justificativa de que precisamos destruir a concorrência.Ou abaixando preços achando que isso pode ser a única solução para combater concorrentes.

Será que ainda não percebemos , assim como os americanos que nos trazem dados estatísticos sobre nosso país, que nosso cliente não está na concorrência e sim no sofá? Quando iremos perceber que precisamos nos unir para despertar a consciência de nossa população para a importância da prática de exercícios físicos?Quando iremos fazer ações conjuntas para melhorar o nosso mercado que é amplo e tem clientes para todos que estão neste segmento e muitos outros que ainda chegarão?

Esse desejo de destruir o outro é na realidade uma autodestruição, pois, a cada academia que fecha por diversas razões , todos somos penalizados pela incompetência administrativa que envolve o setor.

EXERÇA O AMOR E AUNIÃO.

4. Preguiça: indolência, propensão a não trabalhar, negligência.

Sabe o que separa uma pessoa de sucesso de outra que não tem sucesso? A ação. Enquanto os fracassados ficam falando o que pretendem fazer, ficam falando que os outros roubaram suas idéias, etc, etc..as pessoas de sucesso , simplesmente vão lá e fazem.Portanto, PARTA PARA A AÇÃO, JÁ!!!!SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO!

5. Avareza: cobiça, ambição de riqueza, desejo de possuir alguma coisa.

Infelizmente ,em nosso país, ainda não temos a cultura do voluntariado e da responsabilidade social, muito embora , nos dias atuais este quadro venha sendo modificado gradativamente e observamos algumas academias que oferecem eventos com doações a orfanatos, asilos; muitas doam parte de seus ganhos a instituições;outras promovem o crescimento profissional de classes sociais menos favorecidas, etc.

Mas o que vemos em grande e esmagadora maioria é a sede pela riqueza não compartilhada.

Quantas pessoas nós conhecemos que partiram da mais absoluta miséria e quando “chegam lá”negam todo um passado de pobreza e sequer pensam em ajudar pessoas que ficaram para trás??

Quantos gestores comemoram as metas alcançadas e não compartilham com seus colaboradores?? Mas lembram de punir, descontar de salários qualquer erro cometido.

Portanto, o sucesso pertence àqueles que compartilham seu crescimento com os demais, afinal se você está onde está deve a muitas pessoas que hoje trabalham com você.COMPARTILHE.

PRATIQUE A PROSPERIDADE QUE É ABUNDANTE E MULTIPLICADORA

6. Gula: excesso na comida e bebida.

Aqui falarei sobre todo e qualquer excesso cometido, pois ,um excesso demonstra a total falta de planejamento.

Os resultados da falta de planejamento são sempre catastróficos e nos levam a caminhos e resultados não escolhidos por nós. Portanto, antes de recriminar os resultados alcançados pelos seus colaboradores, faça um MEA CULPA e verifique se você soube delegar, se acompanhou as ações de seus colaboradores, se a sua comunicação foi eficiente, se o feedback foi oferecido na hora certa e as correções de rumo realizadas no momento adequado.

Verifique se você, como capitão deste navio que é a sua academia, soube informar e orientar a todos para alcançarem os objetivos propostos por você e se você, de fato, conhece quais são estes objetivos.

Portanto, se os resultados que você vem obtendo não são os que você espera, verifique a sua “dieta”, ou melhor, o mapa de percurso que você está trilhando.FAÇA PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO.

7. Luxuria : corrupção, libertinagem.

Nós brasileiros conhecemos muito bem este conceito graças a nossos políticos, mas também podemos observar em nosso segmento o descaso de alguns com a ética e também com o comprometimento com a categoria.

Essa falta de comprometimento é que nos leva ao quadro atual, onde os profissionais de academias não são levados muito à sério.Cada vez que um professor falta , chega atrasado, etc, nosso cliente verifica o grau de seriedade , credibilidade de sua academia e comenta com seus amigos de trabalho o que acontece em sua academia e ainda completa…é..professor é assim mesmo…eles nunca chegam no horário, faltam de sexta feira e segunda de manhã, estão sempre com problemas intestinais, ou  o pneu do carro furou…

É essa falta de responsabilidade de alguns profissionais que confundem liberdade com libertinagem que está corroendo o moral da categoria. Vejo muitos clientes reclamarem de preços das academias, mas estes mesmos clientes não pechincham ao levar seus filhos em bons médicos, ao comprar um par de tênis de marca, ou ao freqüentar um bom restaurante.Mas porque será que acha nossos serviços tão caros??Porque não percebem o VALOR do que oferecemos. Porque só as pessoas só dão valor àquilo que confiam  e, só confiamos no que nos apresenta credibilidade.

CREDIBILIDADE PARA GERAR CONFIANÇA E CONSEQUENTEMENTE VALORIZAÇÃO.

 

Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003.  marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br   

Comments

0 Comentários desativados em Os 7 Pecados Capitais dos Empresários de Fitness 2167 01 fevereiro, 2013 Coaching e Carreira, Marynês Pereira fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook