Os mil nichos do fitness
Os mil nichos do fitness
Posted by

Os mil nichos do fitness

 

Foto: Academia Stamina

Ioga, crossfit, pilates, treinamento funcional, academias adaptadas para pessoas com problemas de locomoção, ballet, dança, lutas, artes marciais, natação e hidroginástica, spinning, estúdios para treinamento personalizado, academias para mulheres, academia para jovens que curtem baladas, academias exclusivas com spas, e por aí vai. As condições de mercado atuais favorecem academias segmentadas pois as pessoas querem cada vez mais se sentirem confortáveis, atendidas em suas peculiaridades. Por isso cada detalhe deve ser pensado cuidadosamente para proporcionar conforto ao aluno, como nas academias completas, mas em menor escala.

Sabemos que poucos alunos conseguem ou mesmo querem praticar todas as opções de modalidades, ou usar todas as instalações de uma academia, então eleger uma prática e se especializar nela e reunir aquilo que os alunos precisam, é em termos econômicos e de marketing menos custoso e mais efetivo. O projeto da academia deve ser impactante e planejado visualmente para agradar ao grupo de pessoas (“tribos”) ao qual é destinado.

E essa constatação já não pode mais ser chamada de tendência, pois é uma realidade, um reflexo da dificuldade em encontrar grandes espaços físicos para montar instalações completas, então focar em um único tipo de prática esportiva faz o espaço se tornar suficiente pela não obrigação de ter área de musculação, cardiovascular, por exemplo.  Acredito também que a dificuldade com a mobilidade urbana também estimulem a criação de redes de academias de bairro, alternativas de exercícios próximas de onde as pessoas moram ou trabalham.

Quando os empresários do fitness determinam um nicho para suas academias, eles podem oferecer melhores e mais especializados profissionais, consequentemente prestarão um melhor serviço, retendo mais alunos por exemplo. Por isso encontre um tipo de público, pense nas necessidades que ele tem em termos de exercícios físicos e rotina diária de saúde e bem-estar e crie um espaço todinho pensando para ele se exercitar, se divertir e relaxar. Todo projeto deve encontrar seu diferencial, como arquiteta não acredito em projetos que agradem todo mundo, entendo que o melhor é agradar muito e satisfazer mais a uma menor parcela da população do que agradar um pouquinho mais pessoas e não ter personalidade definida.

Pense nisso e bons projetos!

 

Patricia Totaro
Arquiteta responsável e sócia do escritório Patricia Totaro|Arquitetura de Resultados www.patriciatotaro.com.br

Comments

1 Comentários desativados em Os mil nichos do fitness 3364 15 janeiro, 2015 Arquitetura, Patricia Totaro janeiro 15, 2015

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook