Qual o papel do coordenador de academia?
Qual o papel do coordenador de academia?
Posted by

Qual o papel do coordenador de academia?

banner escolaonline 728x90

Essa é uma pergunta que muito me indagada.

Coordenar uma empresa de fitness, a meu ver, é ter um posicionamento estratégico/tático ou simplesmente controlar ponto e frequência?

Vou tomar as palavras que definem coordenador, do site: dicionarioinformal.com, escrita por: Roberto Mauro S. Miranda (03/2008)

“Coordenador é a pessoa devidamente qualificada em determinada área (e aí eu acrescento: Educação Física e gestão) para atuar na distribuição de tarefas,confiando-as a pessoas à ela subordinadas capazes da execução COMPETE A ELE:
delegar autoridade a outrem; intervir sempre que necessário, corrigindo eventuais falhas; obter recursos junto à esfera superior; avaliar e filtrar idéias que possam surgir e que possam ser úteis na execução de tais tarefas e que, de alguma forma possam tornar o projeto/negócio  mais viável
.”

A coordenação é para avaliar métodos aplicados, por em prática e verificar se as estratégias adotadas na retenção, captação e manutenção dos clientes estão dando os resultados definidos nas metas traçadas com o setor estratégico, observar/ verificar o nível técnico do setor operacional, assim entendido como os profissionais de Educação Física, que atuam na empresa e realizando os ajustes necessários para que estejam sempre atualizados com o que há de mais inovador no setor e no mercado, oferecendo um serviço de excelência aos seus clientes. Contudo, o que podemos notar no mercado atual em muitos casos é justo o oposto do descrito acima.

Vemos muitas vezes empresas promoverem um bom profissional de sala/salão de musculação ao cargo de coordenador, sem este estar preparado ou sem haver uma passagem de nível. Neste caso entendida como uma capacitação técnica para o cargo. E ai, vemos um bom profissional sair do salão e ter uma atuação de coordenação pífia.

Coordenação, não é somente para tomar conta se os profissionais estão debruçados em aparelhos, sem dar atenção ao cliente, se chegou no horário etc. Em minha opinião, esses últimos digamos “a fazeres”, devem ser já compreendidos pelo profissional como algo que não deve ser realizado por ele enquanto no horário de trabalho, não necessitando de alguém para vigiá-lo. O profissional da linha de frente que tem essa visão é o profissional moderno, o profissional empreendedor que consegue visualizar que a empresa é um organismo vivo no qual ele está  inserido e sua atuação implica no bom andamento da organização.

Assim, possibilitando o coordenador focar suas energias nas funções mais estratégicas, que consequentemente poderá vir a influenciar positivamente nas finanças da empresa, gerando mais lucro e uma melhora das condições profissionais e por consequência, pessoais para esse profissional da linha de frente.

Rafael Fernandes é Especialista em ADM e MKT esportivo; Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness; Ex-Gestor do Conselho Regional de Educação Física-CREF1- Unidade Barra/Recreio/JPA e Vargem Grande e Pequena; Professor de Educação Física (CREF 027635); Graduando em Processos gerenciais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268675559198932 –  Tel:(21) 982771238

Comments

0 Comentários desativados em Qual o papel do coordenador de academia? 14704 03 fevereiro, 2015 Liderança e Pessoal, Rafael Fernandes fevereiro 3, 2015

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook