Meu nome é Bruno Hupfer e eu sou Educador Físico e tal qual muitos dos nossos leitores me aventurei na gestão de empresas na área do fitness. Já fui proprietário de academia e de assessoria esportiva e, como muitos dos educadores físicos que tomam este caminho, apanhei muito até aprender a lidar com o hiato que existe entre a sala da musculação e a da gerência.
Muitos de nós, quando começamos um negócio, raramente temos o conhecimento adequado para esse empreendimento. Isso porque a faculdade de educação física não nos dá preparação para atuarmos nesta área. Corrijam-me se eu estiver errado, mas geralmente a coisa acontece antes que possamos tomar alguma atitude; somos arrastados para a gestão e quando menos percebemos estamos em um turbilhão de informações em uma área que não dominamos.
Geralmente o ótimo professor se vê em uma situação boa e ruim ao mesmo tempo. Tudo começa com o sucesso de suas aulas e treinos, as salas cada vez mais cheias, os grupos não param de crescer e então a situação e sucesso profissional nos empurra ao próximo passo: sair de onde estamos e montar nosso próprio negócio. A partir deste momento é que começamos a nos transformar, ou seja, o ótimo professor que é adorado pelos alunos passa a ter que ser gestor, largar a sala de musculação e sentar na sala da gerência. Esse é o exato momento em que a maioria dos sonhos são destruídos.
Nos deparamos com um universo de nomenclaturas e cálculos que nunca havíamos visto antes; ao pesquisarmos sobre o assunto vemos textos e artigos que nos deixam mais desesperados; não há tempo para um curso pois o negócio já está em andamento. O que fazer então?
Nesta coluna vou tentar explicar de maneira simples e direta os principais indicadores e pontos sobre a gestão de uma academia.
Para isso vou dividir nosso assunto em 4 áreas principais e abordá-las cada uma em um artigo. São elas: Gestão Financeira, Vendas, Atendimento e Marketing.
Em Gestão Financeira discutiremos quais os principais controles que devem ser feitos, a frequência em que devem ser preenchidos e principalmente quais indicadores devemos buscar para um negócio saudável.
Em vendas, abordaremos como estabelecer metas, estratégias de venda, telemarketing e controles de venda.
O atendimento é o coração da academia: como atender nossos clientes com excelência, retenção de alunos, indicadores, controle da equipe e como evitar a evasão de alunos.
E finalmente em Marketing, ferramenta indispensável para o resultado da academia, veremos estruturação de um calendário de atividades, principais ferramentas de marketing para academias e principais exemplos.
Todos estes artigos serão escritos de maneira simples e direta por alguém que tem a mesma formação que a maioria dos gestores de academias e serão baseados na minha experiência como gestor e consultor de fitness.
Bruno Hupfer é consultor em gestão de academias e de eventos esportivos, proprietário da Hupfer consultoria, ex proprietário da Contours academia para mulheres, presidente da ONG A.S. Quintal do Ipiranga , 4 anos coordenador de eventos na virada esportiva de São Paulo, 8 anos de experiência com gestão e consultoria de eventos esportivos públicos e privados, técnico e proprietário de assessoria esportiva. hupfer@uol.com.br