Plano de negócios, fluxo de caixa, DRE, receitas, despesas, lucro....  Mas eu só queria ter uma academia!!!
Plano de negócios, fluxo de caixa, DRE, receitas, despesas, lucro….  Mas eu só queria ter uma academia!!!
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Plano de negócios, fluxo de caixa, DRE, receitas, despesas, lucro….  Mas eu só queria ter uma academia!!!

 

Meu nome é Bruno Hupfer e eu sou Educador Físico e tal qual muitos dos nossos leitores me aventurei na gestão de empresas na área do fitness. Já fui proprietário de academia e de assessoria esportiva e, como muitos dos educadores físicos que tomam este caminho, apanhei muito até aprender a lidar com o hiato que existe entre a sala da musculação e a da gerência.

Muitos de nós, quando começamos um negócio, raramente temos o conhecimento adequado para esse empreendimento. Isso porque a faculdade de educação física não nos dá preparação para atuarmos nesta área. Corrijam-me se eu estiver errado, mas geralmente a coisa acontece antes que possamos tomar alguma atitude; somos arrastados para a gestão e quando menos percebemos estamos em um turbilhão de informações em uma área que não dominamos.

Geralmente o ótimo professor se vê em uma situação boa e ruim ao mesmo tempo. Tudo começa com o sucesso de suas aulas e treinos, as salas cada vez mais cheias, os grupos não param de crescer e então a situação e sucesso profissional nos empurra ao próximo passo: sair de onde estamos e montar nosso próprio negócio. A partir deste momento é que começamos a nos transformar, ou seja, o ótimo professor que é adorado pelos alunos passa a ter que ser gestor, largar a sala de musculação e sentar na sala da gerência. Esse é o exato momento em que a maioria dos sonhos são destruídos.

Nos deparamos com um universo de nomenclaturas e cálculos que nunca havíamos visto antes; ao pesquisarmos sobre o assunto vemos textos e artigos que nos deixam mais desesperados; não há tempo para um curso pois o negócio já está em andamento. O que fazer então?

Nesta coluna vou tentar explicar de maneira simples e direta os principais indicadores e pontos sobre a gestão de uma academia.

Para isso vou dividir nosso assunto em 4 áreas principais e abordá-las cada uma em um artigo. São elas: Gestão Financeira, Vendas, Atendimento e Marketing.

Em Gestão Financeira discutiremos quais os principais controles que devem ser feitos, a frequência em que devem ser preenchidos e principalmente quais indicadores devemos buscar para um negócio saudável.

Em vendas, abordaremos como estabelecer metas, estratégias de venda, telemarketing e controles de venda.

O atendimento é o coração da academia: como atender nossos clientes com excelência, retenção de alunos, indicadores, controle da equipe e como evitar a evasão de alunos.

E finalmente em Marketing, ferramenta indispensável para o resultado da academia, veremos estruturação de um calendário de atividades, principais ferramentas de marketing para academias e principais exemplos.

Todos estes artigos serão escritos de maneira simples e direta por alguém que tem a mesma formação que a maioria dos gestores de academias e serão baseados na minha experiência como gestor e consultor de fitness.

 

Bruno Hupfer é consultor em gestão de academias e de eventos esportivos, proprietário da Hupfer consultoria, ex proprietário da Contours academia para mulheres, presidente da ONG  A.S. Quintal do Ipiranga , 4 anos coordenador de eventos na virada esportiva de São Paulo, 8 anos de experiência com gestão e consultoria de eventos esportivos públicos e privados, técnico e proprietário de assessoria esportiva. hupfer@uol.com.br

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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