Por que seus alunos desistem?
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Por que seus alunos desistem?

“Fazer academia” frequentemente está entre os desejos e planos de muitas pessoas.  A mídia cada vez mais estampa a necessidade do exercício para a qualidade de vida e fomenta a cobiça por um corpo mais atraente.  Mas por que então tantas desistências nas academias?

Segundo uma pesquisa da IHRSA, mais de 50% dos clientes de academia desistem nos primeiros 3 meses. Isto é assustador! Pois no momento da matrícula, com certeza havia uma motivação para que ele aceitasse as condições do contrato e se comprometesse com várias parcelas de um plano mais longo. Por que então mais da metade desses alunos que hoje se matriculam tendem a desistir nos próximos 3 meses?

Certamente que todo este número não desiste por insatisfação com a academia ou falha no atendimento. Mas existe o motivo que impulsionou o cliente a contratar nossos serviços e talvez, ao longo dos dias, em meio à vida corrida, falta de tempo, indisposição e preocupações cotidianas, este cliente deixou de focar o motivo que o trouxe à academia.

A mudança de estado sedentário para ativo exige determinação da pessoa em enfrentar o período de adaptação que vai variar em torno de quatro meses. Após este período de transição/adaptação, o aluno deixa de ser um alvo da desmotivação.

Após adaptar-se ao novo estilo de vida, agora ativo, alguns dias ausentes da atividade física é suficiente para o aluno sentir prejuízos físicos e psicológicos.

Portanto, atenção total para quem está enfrentando essa transição de sedentário para ativo.

Muitos alunos chegam à academia por um único motivo. Imagine o aluno que vem com a finalidade de diminuir cintura, outro por recomendação médica, outro para aumentar massa muscular.  Que tal dar muitos outros motivos a ele?

O profissional tem muitos argumentos para fazer seu aluno apaixonar-se pela atividade física ou, pelo menos, fazer seu aluno entender o quanto ele precisa de seus serviços.

Conhecemos bem os inúmeros benefícios que o exercício físico proporciona. Talvez nosso aluno também conheça, porém, cabe ao profissional e às campanhas de marketing despertarem no aluno esta percepção.

O aluno que não tinha uma boa qualidade do sono, provavelmente já melhorou bastante com a prática da atividade física (esse resultado ocorre logo nas primeiras semanas). O outro aluno que sentia dores por tensões musculares e estresse também provavelmente melhorou. O aluno agora se sente mais disposto, dorme melhor e acorda melhor. Mas acredite: precisa ter alguém que lhe lembre isto.

O perfil dos profissionais de Ed.Física em academias em sua maioria são muito técnicos, se preocupam em elaborar o melhor treino que vai gerar resultado para seu aluno mas esquecem de estampar esse seu empenho e valor do seu serviço para o aluno/cliente.

A seguir, me reporto aos profissionais da Ed.Física com quatro pontos importantes para motivar os seus alunos:

– FOCO NO OBJETIVO: mostre que você está com ele na busca por seus objetivos. Não o deixe perder o foco naquilo que uma vez ele objetivou. Trace outros objetivos. Por exemplo, a jovem que no inicio desejou afinar a cintura, proponha agora modelar pernas, enrijecer o tríceps, melhorar a flexibilidade, conseguir correr por 30 minutos.

– MOTIVE SEU ALUNO PARA CADA UM DOS EXERCÍCIOS: diga a importância de cada exercício proposto. O benefício que este fará para seu corpo.

– CRIE EXPECTATIVAS: deixe seu aluno curioso em conhecer como será o próximo treino que você está propondo para a próxima evolução de série. Proponha novidades para daqui algumas semanas.

– SEJA VENDEDOR: um vendedor não se cansa de falar dos benefícios do seu produto. Um vendedor sabe falar na linguagem do seu cliente, e fala aquilo que ele quer ouvir. Convença diariamente seu aluno do quanto ele precisa de você e dos seus serviços.

É importante que o profissional tenha real interesse na retenção dos alunos para que ele adote uma nova postura que vai além do técnico e o qualifica com o intuito comercial. Em claras palavras, é lidar não somente com o aluno, mas com o cliente.

 

Priscila Aguiar

Gerente da rede de academias 24 Horas Gaviões,  Mestre em Movimento Humano,  MBA em Gestão de Pessoas

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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