Afinal, o que significa se posicionar estrategicamente?
Temos percebido no mercado de Personal Training profissionais atuando na área sem qualquer diferenciação de marca e de valor. O mercado de atividade física se tornou commodity e o lema hoje é simples: Diferenciação ou morte! Mas, como se diferenciar? Pois bem, aí entra o Posicionamento Estratégico.
Posicionamento Estratégico nada mais é que definir seu foco e âmbito principal de atuação, visando assim, ser um total especialista nessa área. No mercado de Personal Training podemos pensar em variadas formas de se intitular o especialista de determinado nicho. Por exemplo, profissionais que vieram das lutas podem se intitular Personal Fight, mais especificamente se você vier do Judô você pode focar ainda mais nesse âmbito, visando ser o melhor dos melhores nesse nicho. Essa ideia serve também claro, não apenas para quem atua com foco em esportes, mas, por exemplo, eu posso ser um Personal Trainer especialista em Emagrecimento: Quem trabalha comigo emagrece 1 kg de gordura corporal por semana! (E você DEVE usar esse tipo de frase provocativa em seus meios de comunicação – Claro, mediante resultados que você possa oferecer).
O Posicionamento Estratégico segmenta a clientela fitness e você deve se posicionar de uma forma que, dentro de determinada especificidade, você possa ser o melhor! É o simples conceito do porco-espinho.
Jim Collins, em seu best-seller “Feitas Para Vencer’’ traz o conceito de Porco-Espinho empresarial, onde dizia uma antiga fábula que, a raposa, animal astuto, inteligente e estratégico, vivia atrás de sua presa, o porco-espinho. Este, por sua vez, ingênuo e simples, quando sofria o ataque planejado da jovem raposa, apenas pensava: “lá vem ela de novo! Ela não aprende nunca?’’, se encolhia em seu corpo e saia vitorioso do embate. Com base nessa fábula, Collins trouxe para as empresas este conceito, onde o sucesso se encontra na intersecção entre 3 pontos: NO QUÊ você pode ser o melhor do mundo, O QUÊ você faz com paixão e O QUÊ te dá retorno financeiro.
Mas oras, eu sou Personal Trainer e sou uma empresa? Mas é claro! E agora, dentro deste conceito e deste posicionamento, toda sua construção de marca e comunicação para com o mercado deverá ser em cima disso. Afinal, você não comunica que é especialista em Emagrecimento, colocando em suas redes sociais artigos sobre hipertrofia muscular, poxa vida!
Agora atenção: Posicionamento Estratégico é igual cobertor curto e antigo que temos em casa: se puxarmos para cobrir nosso nariz, sobram os pés. Se empurrarmos para cobrir os pés, abrimos mão de cobrir o nariz. Ou seja, não dá para ser excelente em tudo. Se posicionar significa se fechar e ser específico. Sim, você acabará perdendo para um lado, abrindo mão de certos tipos de clientes, mas em contra partida, dentro de seu nicho, onde você pode ser o melhor, você será referência! A maioria que entra na área mira o todo. E você como profissional diferenciado não deve seguir a maioria. Até por que a grande maioria sofre para pagar suas contas!
Por fim, se ainda há dúvidas de que assumir uma especialidade é uma boa estratégia ou não, pense: Você confiaria uma cirurgia em seu cérebro ou coração a um clínico geral?’’
Douglas Ogawa é Consultor de Gestão Fitness, Fundador e Diretor da Douglas Ogawa Business Esportivo. Graduado em Educação Física (UEM) com Especialização em Administração de Empresas pela FGV e com MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Palestrante, treina e capacita profissionais da área da Educação Física. É ainda Gestor de Academia no Paraná e Coach pelo IBC.
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