Torneira
Torneira
Posted by

Torneira

Um homem que vivia no campo foi até a cidade comprar proventos para a seu sítio. Ao chegar á loja observou maravilhado o vendedor usar a torneira para lavar as mãos. Então o humilde homem do campo comprou ração para os animais e fertilizantes e pesticidas para as plantas. Depois de pensar em toda a rotina de retirar água do posto, colocar no balde para transporte e a utilização das canecas para utilizar a água sempre armazenada em bacias e baldes, decidiu complementar o pedido com uma torneira. Ao chegar em sua casa, narrou que havia visto o homem girar o volante da torneira e sair água daquela peça de metal, depois bastava girar para o outro lado que pararia de sair água. Ele fez a instalação com todos os familiares a sua volta esperando a suposta mágica até que finalmente girou a parte que controla o fluxo de água sem nada acontecer.

Ele desconsiderou a necessidade de selecionar o poço, rio ou represa como fonte captadora e o encanamento como sistema de distribuição. Se pretendesse garantir que a água saísse potável, precisaria ainda contemplar uma etapa para o tratamento ou filtragem da água para evitar algumas impurezas e problemas com saúde dos moradores da casa. Assim também fazem os proprietários e líderes de academias e de outros segmentos de mercado quando ignoram a hierarquia da contratação. Querem que as pessoas procurem suas empresas depois de descobrir seu bom ambiente para trabalhar e muito boas condições estruturais e materiais de empregar seus talentos com uma equipe alinhada e objetivos claros. Se esquecem da ordem das coisas e da interdependência entre itens (1) atração, (2) recrutamento, (3) seleção e (4) treinamento até que efetivamente (5) trabalhem. É preciso considerar que as pessoas que trabalham em suas empresas comentam com seus amigos e familiares suas experiências boas ou ruins no dia a dia profissional. Que comparam exemplos de respeito e confiança que vivenciam muito além de missão, visão e valores. E quando a cultura é desalinhada da regras estabelecidas e dos objetivos declarados da empresa, confiança se torna uma meta inatingível.

Toda empresa precisa estruturar os cuidados com sua equipe e proporcionar estrutura de trabalho capaz de canalizar os talentos e capacidades de todos os membros do elenco. Deveriam considerar seu pessoal como filtro purificador de sua boa cultura de trabalho para que as condições propícias favoreça captar do reservatório do mercado ou das empresas com pouca ou nenhuma cultura de boas práticas os bons profissionais que merecem ser respeitados e cuidados. Outra alternativa é fazer de qualquer jeito e se contentar com qualquer tipo e nível de profissional.

 

Guilherme Moscardi é consultor de Gestão de Pessoas, pesquisador do GEPAE-USP, coautor do livro “Ser Mais Saudável e Melhorar Seu Bem Estar” e Sócio da Esistere.

Comments

0 Comentários desativados em Torneira 1520 07 abril, 2013 Guilherme Moscardi, Liderança e Pessoal abril 7, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook