07 ferramentas importantes para a gestão da sua academia
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07 ferramentas importantes para a gestão da sua academia

Muitas academias surgem da vontade dos professores de educação fí­sica a terem seu próprio negócio. Apesar de contar com conhecimento técnico, teórico e prático para o desenvolvimento e aplicação de atividades fí­sicas voltadas para os mais diversos objetivos, para alguns desses profissionais faltam informações básicas sobre a administração desse tipo de empresa.

Com o mercado de fitness em pleno crescimento e a consolidação de grandes redes de academias, de marcas fortes e com diversas unidades espalhadas pelo paí­s, a concorrência sã aumenta. Por isso, os pequenos e médios empreendedores do ramo que quiserem se destacar precisam conhecer algumas ferramentas de gestão. Afinal, não basta apenas ter muita disposição para empreender. Conheça agora 07 ferramentas essenciais para ajudar gestores de academia a conquistar o sucesso do negócio.

Programas de treinamento
Uma das peculiaridades das academias é a questão da sazonalidade. Com a aproximação do verão, a procura aumenta, no entanto, nos meses de julho e dezembro as matrí­culas caem. Uma das formas de driblar essas situações é trabalhar com programas de resultados. Eles estabelecem alguns processos e o planejamento das ações necessárias para que o aluno chegue a um objetivo de forma orientada. Assim, fica mais fácil continuar cada etapa do programa e garantir a progressão dos treinos e mais resultados.

Fidelização e retenção
A fidelização de clientes é o sonho de qualquer negócio e um dos grandes desafios de uma academia. Isso porque muitas empresas da área sofrem com uma alta taxa de rejeição nas rematrí­culas todo mês. Uma das estratégias de fidelização utilizadas no ramo é trabalhar com um conceito único para atender às necessidades de um público-alvo específico, como uma academia só para mulheres ou para atletas de alto rendimento. Assim, o seu negócio se destaca entre tantas academias e agrega valor ao serviço.

Outro ponto importante é entender que fidelização e retenção são duas coisas diferentes. A retenção está ligada ao tempo do contrato que o cliente fecha com a academia, ou seja, planos ou mensalidades vendidas. Planos de um ano são íntimos, porque assim você terá 12 meses para conquistar a fidelidade dos alunos desse pacote, ou seja, poderá estabelecer mais oportunidades para que eles renovem e permaneçam na academia por mais tempo.

Conceito de wellness
Até pouco tempo, quem se matriculava em uma academia estava disposto a suar bastante, em busca de treinos intensos para perder peso e ganhar músculos. Hoje em dia, o público é bem variado e há uma parcela que procura mais do que ter um corpo bonito, mas principalmente melhorar a saúde, ter bem-estar, equilí­brio e qualidade de vida.

Por isso, os profissionais da sua equipe devem atuar com foco não apenas no fitness, mas também no wellness, contando com capacidades que vão além das informações técnicas. Eles precisam ter uma visão mais ampla das pessoas e proporcionar momentos positivos por meio da atividade física. Invista na capacitação da sua equipe para que os seus professores e instrutores possam proporcionar mais bem-estar a esses alunos.

Indicadores essenciais
O ciclo de vida de um aluno de academia possui basicamente três estágios. Entender cada fase e os seus indicadores é importante para uma gestão de negócios eficiente.

  • Fase de vendas: os principais indicadores são as conversões por vendedor, as visitas por período, os produtos mais procurados e os tipos de marketing que estão trazendo mais e menos resultados. Esses dados impulsionam os seus resultados a partir do posicionamento das consultoras de venda que mais convertem nos horários em que as visitas são mais numerosas.
  • Fase de entrega: é a fase em que o aluno passa a ser cliente de fato. Os indicadores dessa etapa são os pontos de contato com o público (e-mails, ligações, SMS, redes sociais), a atualização dos treinos, avaliações e as metas alcançadas.
  • Fase de renovação: devem ser analisados os í­ndices de evasão, retenção e renovação segmentados por consultores, professores, modalidades e horários, para que você possa entender o que o seu cliente valoriza.

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Avaliações com os clientes
Novos alunos começam ou voltam aos treinos cheios de motivação e focados, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular. Porém, depois de um tempo, muitos passam a faltar porque não conseguem organizar seu tempo ou porque o treino está monótono. A falta de assiduidade reflete nos resultados e é comum alguns desistirem.

Para identificar o que levou o aluno a parar de frequentar a academia, pesquisas de opinião e avaliações de resultados são fundamentais para identificar se é preciso mudar os treinos ou se uma mudança de horário ou de instrutor são necessárias para garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, uma taxa de retenção maior.

Análise de fatores internos e externos
Muitas empresas aplicam no seu planejamento a chamada análise SWOT, termo em inglês que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esse estudo considera os fatores internos e externos que podem influenciar o desenvolvimento de um negócio e também vão auxiliá-lo a ter uma visão completa sobre as questões crí­ticas que afetam a gestão da sua academia.

As forças e fraquezas são as variáveis que partem da organização, em comparação com outros negócios que atuam no mesmo ramo. Já as oportunidades e ameaças tem relação com o mercado e a concorrência.

Automação de processos
Para agilizar os processos dos serviços oferecidos na academia, que exigem o acompanhamento constante dos resultados dos alunos, e também para que você possa simplificar as ações do dia a dia em relação à gestão do negócio, é importante contar com sistemas automatizados. Isso vai desde catracas eletrônicas e biométricas e softwares para verificar o cadastro dos alunos e analisar a sua assiduidade e progresso nos treinamentos, até a escolha de sistemas que auxiliem no controle de matrículas, cobranças, vendas, contabilidade e finanças.

Fonte: https://www.metacerta.com/blog/07-ferramentas-importantes-para-a-gestao-da-sua-academia/

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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