A lógica e o gerenciamento das aulas de ginástica coletiva
A lógica e o gerenciamento das aulas de ginástica coletiva
Posted by

A lógica e o gerenciamento das aulas de ginástica coletiva

As aulas coletivas, sem dúvida alguma, fizeram e fazem a cabeça dos frequentadores de academias do mundo todo desde a década de 80, porém, atualmente se discute o futuro desta modalidade diante da grande evasão para outras atividades.

Tenha certeza que existe sim um futuro promissor para a modalidade, mas caos você ainda não acredite nessa modalidade, possivelmente as perspectivas poderão ser bem limitadas para o seu negócio.

Se analisarmos o nosso mercado, as limitações de investimento, os altos tributos, e que cerca de 85% das academias no paí­s são de pequeno e médio porte, segundo o Confef, as salas de ginástica se tornam um grande negócio em relação ao seu próprio custo-benefí­cio.

Por exemplo, se compararmos o alto custo de montagem de uma sala de musculação em relação a uma sala de ginástica, veremos que a sala de ginástica, desde que bem montada e com os seus produtos bem gerenciados, poderá ser tão lucrativa quanto uma sala de musculação, e o melhor, custa muito menos.

Vantagem para os pequenos e médios!

Outro ponto positivo para continuar investindo nas aulas coletivas é a possibilidade de oferecer à academia um leque maior de opiniões para inovar, diferenciar e fidelizar o seu cliente. Seu aluno quer e busca novidade!

O fato é que não devemos nos acomodar com os atuais resultados e nos conformar com a suposta falência das aulas coletivas, mas sim gerenciá-las, agregar valor, qualidade e diferencial.

É necessário vender os produtos somados aos benefí­cios que eles proporcionarão diretamente para aquele cliente potencial, e isso vale para todos os produtos ou serviços vendidos pela academia, incluindo as aulas coletivas. Porém, não basta garantir apenas a venda do produto, é preciso buscar também excelência em todos os momentos de interação do cliente com o serviço a fim de fidelizá-lo e o professor é fundamental nesse processo.

O Professor
Avaliar os pontos de interação do cliente com a prestação do seu serviço é fundamental, essas etapas de avaliação ao seu aluno, são etapas essenciais para que você encontre os pontos fracos do ciclo e busque ferramentas que agreguem mais valor ao processo.
Sem dúvidas, o professor é parte fundamental do processo, sendo assim, é mais do que necessário reter talentos, treiná-los e valorizá-los!

Gestão de produtos
Quando falamos gerenciamento de produtos, entenda como produtos todos os serviços que a sua academia vende, exemplo: Ginástica, Musculação, Natação, Pilates e etc.

Não é possí­vel na atualidade abrirmos uma academia que ofereça musculação e aulas diversas, e esperarmos que o negócio tenha grandes perspectivas de crescimento ou de rentabilidade por si só.

Também não podemos copiar apenas as melhores práticas, pois um modelo vencedor em uma organização não necessariamente será vencedor em outra.

Precisamos de um diferencial competitivo, exclusivo e sustentável.

Algumas tarefas importantes:

– Investir em bons processos de contratação e treinamento;

– Padronizar o processo de prestação de serviços e desenhar um mapa deles;

– Agregar valor ao serviço prestado (marcas, atendimento personalizado e etc);

– Acompanhar a satisfação dos clientes.

Gerenciar produtos significa: planejar, dirigir, organizar, controlar o ciclo de vida do produto, e mais, sondar tendências, promover lançamentos, revitalizar e eliminar quando necessário. Além disso, desenvolver e promover campanhas de comunicação, merchandising e dar apoio e treinamento as áreas de vendas e atendimento.

Sobre as aulas coletivas, se bem gerenciada, a sua sala de ginástica pode a médio e curto prazo trazer Lucro, Diferencial e Fidelização!

 

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/academias1/qa-logica-e-o-gerenciamento-das-aulas-de-ginastica-coletivaq/

Comments

1 Comentários desativados em A lógica e o gerenciamento das aulas de ginástica coletiva 1367 24 março, 2017 Gestão de Academias março 24, 2017
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook