5 dicas de SEO para o site da academia
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5 dicas de SEO para o site da academia

 

Darei algumas dicas de SEO para o site da academia no intuito de complementar o post anterior.   Nele falei um pouco sobre Inbound Marketing  e sobre a importância de ter um site bem estruturado, listando uma série de etapas que precisam ser cumpridas para que toda a estratégia funcione. Essas etapas são critérios usados para SEO. Lembre-se que um site bem estruturado ajuda a converter em vendas.

SEO – Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas e estratégias que permitirão que o site da academia melhore o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Resultado orgânico é aquele natural que não depende de investimento publicitário para aparecer.

Existem dois pontos que são fundamentais quando falamos em SEO.

  • As técnicas de SEO não são definitivas. Volta e meia os buscadores fazem alterações no algoritmo que modifica alguma regra e para continuarmos bem ranqueados é necessário acompanhar essas mudanças.
  • Cuidado com ideias milagrosas. Não tente burlar o sistema. Como esconder palavras chave com a mesma cor do fundo da página, links ocultos, ou qualquer outra técnica SEO considerada ilícita ou abusiva. Essas técnicas são conhecidas como Black Hat e é possível conhecê-las nas diretrizes para webmaster do Google.

Dicas SEO para o site da academia

Selecionei cinco dicas de SEO que podem ajudar a melhorar o posicionamento do site da academia.

  • Priorize a experiência do leitor. Essa tem sido a principal preocupação do Google. Com o crescimento do acesso via dispositivos móveis, sites que são responsivos (otimizados para eles), ganham prioridade nas buscas. Não estamos falando aqui apenas daqueles que se auto redimensionam quando são vistos em celulares ou tablets, mas dos que realmente apresentam uma interface fácil de navegar, com conteúdo e links que possam ser lidos e clicados sem necessidade do zoom. Essa experiência positiva do leitor, também está relacionada com a próxima dica. 
  • Corrija as páginas Erro 404. O Erro 404 indica que a página procurada não foi encontrada e pode acontecer por três motivos principais. Para cada um desses motivos existe uma forma de agir. 
  • Quando o usuário digitou o endereço errado. Você precisa oferecer uma página de Erro 404 atrativa, que o ajude a entender que está no seu site e a encontrar o que deseja. Uma página bem desenhada e com uma caixa de busca ou links para outras páginas, geralmente resolve o problema.
  • Quando o link da página foi modificado. Toda vez que precisar mudar um link é necessário fazer um redirecionamento 301. Isso levará o endereço antigo, que já aparece nos buscadores, para a página nova.
  • Quando um link interno está quebrado. Basta corrigir o link colocando o correto no lugar.
  • Otimize os links permanentes. Links permanentes são aqueles que levam para as páginas internas do seu site. Por exemplo: página de contato, página de modalidades, página de blog etc. Use palavras chave nos endereços internos do seu site. Os buscadores entendem palavras, endereços do tipo http://www.suaacademia. com.br/p?123, não significam nada e são mal vistos pelos buscadores. Mas cuidado! Ao fazer as alterações, lembre-se da dica anterior e crie um redirecionamento 301. 
  • Escolher palavras chave adequadas. Como já disse os buscadores entendem palavras e são com elas que as pessoas fazem suas buscas. Sendo assim os textos do site da academia precisam conter as palavras chave para as quais você deseja aparecer melhor ranqueado nos buscadores. Não adianta listar 100 palavras e ter apenas seis páginas no site. Nesses casos, menos é mais. E nem pense em fazer uma lista de palavras no final da página, isso é considerado Black Hat!
  • Se você só tem páginas estáticas. Páginas estáticas são aquelas com informações sobre a academia: horário, localização, modalidades, contato. Aconselho trabalhar em cima da expressão academia + localização. Por exemplo “academia no bairro XXXX” ou ainda “academia na cidade XXXX”. Claro que em cidades grandes o nome do bairro funcionará melhor. Outra variação pode ser o nome de uma modalidade + localização. Pois em geral, é assim que as pessoas irão buscar pela sua academia na internet. Isso dentro de um texto, bem elaborado, nunca em listas!
  • Se você tem área de blog. E eu recomendo que tenha! É possível trabalhar com outras palavras chave atreladas aos serviços oferecidos e aos desejos, dores dos clientes. Com isso, aumentará exponencialmente a quantidade de páginas indexadas, o que é bem visto pelo buscadores, desde que não copie conteúdo de outros sites, que é a nossa próxima dica.
  • Crie conteúdo próprio. O Google prioriza nas buscas conteúdo original. Ter uma área de blog, com o objetivo de ranquear melhor o site da academia e copiar o conteúdo de outros sites, é perda de tempo e pode levar à uma penalização. Crie conteúdos que sejam relevantes para seu público, que resolvam algum problema, que ajude nas suas dores. Isso vai ao encontro do que falei sobre Inbound Marketing e pode ser uma excelente estratégia para atrair novos visitantes para a academia.

Algumas sugestões são simples para colocar em prática, outras exigem um pouco mais de conhecimento técnico. O importante aqui é que você saiba o que ajuda e o que atrapalha o site nas buscas orgânicas.  Ter um mínimo de conhecimento em SEO é fundamental para que possa exigir um site de qualidade a próxima vez que for contratar por esse serviço.

O assunto é ainda mais extenso, mas vou ficando por aqui. Qualquer dúvida escreva para mim. Sucesso!

Denise Carceroni é Diretora da InterConectada Comunicação, fundada em 2010, especializada no planejamento e gestão da imagem digital de empresas e pessoas.

 

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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