Estão todos carecas de saber que hoje o consumidor é muito mais crítico, muito bem informado, que leva em consideração a opinião de terceiros para tudo, tem muito mais opções de consumo para a mesma coisa e com um acesso muito fácil a qualquer produto ou serviço. O que dificulta cada vez mais convencê-lo a se matricular na sua academia.
Isso significa que cada vez mais sua Academia precisa pensar estratégico e se estruturar como uma grande empresa para ter resultados.
Listamos 07 pontos importantes que você não deve esquecer de pensar e, que influenciarão sua academia ser melhor que seus concorrentes.
1 – Missão, visão e valores
Você precisa desenhar esses três pontos e seus funcionários precisam saber eles de cor e salteado – estar claro e incorporado no dia a dia de trabalho.
2- DNA da sua Academia
O DNA é aquilo que sua Academia é, a essência dela. Ela precisa ter uma essência! As academias de danças deixam bem claro sua essências, nas cores, arquitetura, comunicação entre outras coisas. Imagina a loja da Apple, não é fácil identificar o DNA lá?
3 – Cultura
Parece besta e fácil, mas não é. A cultura pode ter relação com ações sociais, com a estruturado do seu departamento de recursos humanos, com a relação que você tem com seu cliente….Ela precisa ter forte relação com o DNA, missão, visão e valores da Academia.
4 – Voz dentro da Academia
Você precisa deixar sempre suas portas abertas para ouvir a todos e ser um líder bom o suficiente para que todos te escutem também!
5- Redes Sociais
Caso não consiga fazer um bom trabalho em diversas redes sociais, escolhe uma que deseja se dedicar e faça um trabalho muito bem feito! Faça um planejamento mensal de publicações.
6- Riscos da Academia
Saiba exatamente quais são seus pontos fracos e suas ameaças, se prepare para eles com antecedência!
7- Carreira
Fidelize seus colaboradores!!! Desenha um plano de carreira claro e fácil de ser entendido por todos dentro da empresa.
OU SEJA – se prepare de DENTRO PARA FORA.
Não adianta ficar apagando o fogo com campanhas de promoção de preço achando que vai ser a salvação do seu negócio. Comece se organizando de dentro para fora, que os resultados virão de forma mais duradoura e madura.
Mariana Notari é Diretora Comercial da Saffi Consultoria, especialista em espaços Fitness. Comunicativa e espontânea, roda diversas academias todos os meses, trocando experiências e vivências. Formada em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo e com MBA em Marketing pela PUC- SP, traz mecanismos de marketing de relacionamento e gestão estratégica empresarial – focada em melhores resultados para estúdios e a Academias de ginástica. Mariana.notari@saffi.com.br – www.saffi.com.br