Personal trainer: utilizando o ciclo PDCA
Personal trainer: utilizando o ciclo PDCA
Posted by

Personal trainer: utilizando o ciclo PDCA

 

Trata-se de um método gerencial em 4 passos para a melhoria de processos, produtos e soluções de problemas. O ciclo PDCA pode ser utilizado em qualquer tipo de organização. Como o Personal Trainer nos dias de hoje precisa gerenciar a sua carreira de forma profissional para que obtenha sucesso, este método poderá ser adaptado para a sua prestação de serviço e gerar bons resultados em prazos determinados.

A origem do ciclo PDCA é um método científico desenvolvido pelo matemático Francês René Descartes, porém popularizado pelo consultor em gestão Edward Deming. Como o próprio nome já diz, trata-se de um ciclo. Logo, o processo de melhoria e novos ajustes deverão ser contínuos cada vez que o mesmo é iniciado.

O Personal Trainer S/A deve compreender que a sua prestação de serviço está sujeita a erros, mas é importante corrigir os mesmos para que não gere a insatisfação dos seus alunos/clientes afetando assim o seu faturamento.

O PDCA não é uma ferramenta, e sim um método cíclico que deverá ser repetido continuamente. Vamos as etapas do ciclo PDCA:

pdca

 

1º PLAN (Planejar)

A primeira etapa e mais importante de todo processo. Hora de analisar os PROBLEMAS que pretende solucionar, OBJETIVOS que deseja alcançar e MÉTODOS que irá utilizar.

Exemplo:

Alguma reclamação do seu aluno a respeito da prestação do serviço (PROBLEMA)

Captar mais alunos e preencher determinado horário (OBJETIVO) 

Criar uma planilha financeira com controle de pagamento de todos os alunos (MÉTODO)

Se pergunte constantemente porque o problema ocorreu, e busque uma resposta para solucionar. Em seguida devemos ter um PLANO DE AÇÃO com metas claras a serem alcançadas e prazos determinados.

2º DO (Realizar)

Hora de executar o PLANO DE AÇÃO (PLAN). Colocar em prática o método estabelecido. Buscar conhecimentos específicos para a execução poderá ser necessário.

Exemplo:

Para captar novos alunos/clientes, o Personal Trainer deverá ter conhecimentos de Marketing para a execução ou contratar uma empresa especializada.

3º CHECK (Verificar)

Nessa etapa o Personal Trainer deverá medir os resultados em relação as METAS estabelecidas no planejamento. Veja se foi eficaz o método que utilizou. Depois de checar, vamos agir de forma melhorada, verificando o que está dando certo ou errado. Treinar e melhorar o método escolhido a cada ciclo é importante.

4º ACT (Agir)

Após checar os resultados atingidos, caso tenha sido positivo, devemos padronizar o que foi construído e desenvolvido para que os erros não voltem a ser cometidos.

Exemplo:

Através da criação de uma planilha financeira, consegui ter o controle do meu faturamento mensal, semestral e anual.

Caso determinado resultado não for atingido, devemos revisar, de forma mais criteriosa, para o próximo ciclo o plano de ação.

Convido você Personal Trainer a experimentar agora mesmo o ciclo PDCA, e tenha finalmente em mãos uma gestão de qualidade dos seus serviços!

Luiz Gustavo Verdan

Cofundador e CEO da Minds Fit. Prof. de Educação Física, especialista em Administração e Marketing Esportivo. Personal Trainer e empreendedor a 10 anos no mercado Fitness e Bem-Estar.

Comments

0 Comentários desativados em Personal trainer: utilizando o ciclo PDCA 4270 06 julho, 2017 Gestão de Personal Training, Luiz Gustavo Verdan julho 6, 2017
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook