A importância da Gestão Financeira nas empresas de Fitness
A importância da Gestão Financeira nas empresas de Fitness
Posted by

A importância da Gestão Financeira nas empresas de Fitness

A gestão financeira das empresas é um alicerce para seu crescimento, visto que a falta de planejamento financeiro contribuem para que grandes organizações chegassem à falência prematura. No setor de Fitness isto se agrava, principalmente pelo fato de que os donos de espaços como academias, estúdios, etc.. não tem conhecimento da área financeira suficiente para gerir seu negócio, uma vez que na sua maioria são profissionais de Educação Física.

Desta forma é necessário que este empresário, além de possuir profissionais capacitados para auxiliarem na gestão financeira, busque sempre ter o conhecimento das ferramentas que estes profissionais estão implementando na sua empresa.

Uma boa gestão financeira se inicia com a elaboração do planejamento estratégico empresarial, visto que neste planejamento estão contempladas todas as áreas da empresa e a área financeira será responsável por todos os departamentos (operacional, logístico, marketing, etc).

A gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações de uma empresa e, por  outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados,

Os erros mais comuns que observamos na área financeira de empresas de fitness são: o melhor enquadramento tributário da empresa, formas de financiamento de bens e sua real necessidade, formação de preço de vendas.

No que tange ao enquadramento tributário verificamos que a maioria das academias e empresas do setor estão enquadradas no Simples Nacional, inclusive em investigações nestas organizações encontramos diversas empresas dentro de um mesmo estabelecimento, com o objetivo de distribuir a receita. Em estudos tributários, observasse que no ínicio de suas operações o Sistema Simples Nacional é vantajoso financeiramente, porém depois de um crescimento e aumento de receitas é interessante à realização de um Planejamento Tributário, objetivando verificar qual melhor enquadramento para a empresa.

No que diz respeito as formas de financiamento de bens, poucos empresários realizam estudos sobre a real necessidade do bem para sua empresa e o retorno deste investimento. Desta forma se endividam se realmente terem o retorno desejado. Normalmente a falta de planejamento estratégico e pesquisas faz com que o empresário tome estas decisões equivocadas.

É nítido o crescimento de academias no sistema Low Cost, Low Price, que equivocadamente formam seus preços de vendas e muitas empresas do setor tem copiado o modelo. É um modelo aonde o empresário preza pelo baixo preço e volume de clientes, sem atentar na qualidade de seus serviços. Neste modelo os empresários não consideram todos os custos empresariais e na sua maioria o preço é baseado na concorrência, lembrando que é uma forma equivocada de precificação.

O conjunto destes erros que acima citamos, aliado a outros na área financeira e em outros departamentos das empresas de Fitness faz com que elas não obtenham o resultado esperado pelo empresário/investidor e aumentem o número de empresas com taxa de mortalidade precoce.

É importante que antes de iniciar o seu empreendimento, o empresário monte uma equipe de gestores eficientes e eficazes e caso seu negócio esteja já em funcionamento, não perca tempo para tomar esta atitude.

 

Carlos Henrique Virtuoso é contador e consultor empresarial, Diretor Executivo da CGC Soluções Empresariais e Mestrando em Ciências do Esporte. www.cgcempresarial.com.br

Comments

1 Comentários desativados em A importância da Gestão Financeira nas empresas de Fitness 5766 22 fevereiro, 2013 Carlos Virtuoso, Financeiro e Contábil fevereiro 22, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook