Análise de SWOT Pessoal
Análise de SWOT Pessoal
Posted by

Análise de SWOT Pessoal

Continuando nosso artigo anterior, consideremos que já temos um sonho, um objetivo bem definido, que no caso é atuar com excelência no mercado fitness, começaremos a traçar o nosso planejamento estratégico. Como ferramenta usaremos a Análise de SWOT Pessoal, que poderá mostrar um panorama de nossas qualificações e o momento profissional que atravessamos. A partir dessas informações, descobriremos quais competências e conhecimentos temos que desbravar.

– O primeiro passo é estabelecer os seus pontos fortes: Os pontos mencionados devem ser forças que possibilitem a realização das metas determinadas. Quais são suas vantagens como profissional? O que você faz de melhor? O que o mercado, sua empresa e seus colegas percebem como sua maior força? Qual o seu grau de instrução e informação? O que te permite uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes no mercado?

– Como segundo passo cite os pontos fracos: Falar dos pontos fracos pode não ser tão agradável, mas devemos não só reconhecer, mas também listar todas as nossas fraquezas que nos impedem de atingir o objetivo definido. Em que aspectos você pode melhorar? Que tipo de tarefa ou atribuição você ainda não faz com excelência? O que você deve evitar? Existem queixas feitas por seu superior, amigo ou pessoal que estão a sua volta? O que ainda não foi cumprido por você? Que tipo de informação importante você ainda não tem sobre o seu ramo de atuação?

Terceiro passo é o das oportunidades: Agora devemos listar todas as oportunidades que temos ou teremos no caminho para alcançar o objetivo definido. Enxergue fatos, ferramentas e especulações que de alguma forma podem fazer com que você tome vantagem no caminho percorrido. Esforce-se para descobrir na sua área de competência as forças que você possui e que não estão sendo bem utilizadas. Existe alguma tendência do mercado que pode ser vista como o “pulo do gato” para você? Alguma tecnologia pode ajudar no seu trabalho? Quais as verdadeiras oportunidades à mostra no mercado de trabalho atual? Analise a situação e pense. Leia e estude muito. Atualize-se. Mantenha contato com colegas próximos e com aqueles que formam o seu networking.

– Por fim o quarto passo, as ameaças: Liste todas as ameaças que pode impedir que o objetivo em questão seja alcançado. Visualize o mundo exterior e seja também um pouco introspectivo para entender o que pode ser prejudicial à sua carreira. Que obstáculos existem pela frente? O que os profissionais competidores como você estão fazendo? Alguma tecnologia pode atrapalhar o seu trabalho? As competências necessárias para o seu trabalho atual estão sendo alteradas? Você passa por problemas financeiros, de desenvolvimento ou algum outro? Que outros fatores podem impedir o seu sucesso?

            Agora temos quatro listas, nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, comece a analisar os elementos buscando as seguintes intervenções:

            Como posso potencializar minhas forças? Como posso minimizar minhas fraquezas, de forma que não seja um empecilho para alcançar meus objetivos? Escreva também quais as oportunidades que seriam geradas pela transformação de seus pontos fracos em pontos fortes. Como posso tomar melhor proveito das oportunidades que enxerguei? Como posso neutralizar as ameaças?

            Respondendo com consciência e uma certa abstração a essas perguntas, analisando nosso momento pessoal e profissional, podemos traçar o perfil que desejamos para nossa carreira e definir que rumo tomar a partir daí. Pode ser que já façamos isso, só não chamamos de SWOT, mas temos que ter em mente duas palavras quando se trata de carreira: reflexão e planejamento.

            Para os próximos artigos começaremos a relatar alguns pontos fortes que julgamos importantes para atuar no mercado fitness. Obrigado pela leitura.

Alan Ferreira da Silva é sócio-proprietário da Vita Lev academia, Pós Graduado em Gestão Empresarial, atua a 6 anos como Personal Trainer  e  é palestrante dos cursos da Vita Lev – carreira fitness. alan@vitalev.com.br; www.vitalev.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Análise de SWOT Pessoal 9288 17 fevereiro, 2013 Alan Ferreira, Coaching e Carreira fevereiro 17, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook