Academias do Interior: pensam globalmente e agem localmente?
Academias do Interior: pensam globalmente e agem localmente?
Posted by

Academias do Interior: pensam globalmente e agem localmente?

O ideal seria pensar globalmente e agir localmente, mas temos muitas academias que estão longe desse caminho.

O mercado de academias no interior tem crescido absurdamente. São poucas as academias que trabalham como uma empresa.  A maioria delas não tem a visão de se posicionar no mercado como um negócio sério, que visa lucratividade, inovação e capacitação de pessoas. Por fazermos parte de cidades em que todos conhecem todos, muitas vezes algumas academias se deixam levar por clientes que são amigos, compadres e comadres que acham que a entrada é livre para esses amigos, o que levou a maioria delas a não ter um controle de catraca e nem um sistema administrativo informatizado. Já ouvi proprietário de academia dizendo: “A catraca inibe a entrada do aluno, coitado.”

O preço é a maior guerra  e muitas disputam quem cobra mais barato e possivelmente vai quebrar primeiro.

Professores credenciados pelo Cref são poucos pelo tanto de profissionais que atuam. Isso prejudica demais o papel do verdadeiro profissional no mercado e o desvaloriza.

Outro hábito negativo é que os profissionais ministram personal na maioria das academias sem pagar nada pela hora do espaço locado. Os proprietários precisam mudar essa cultura e saber que eles são os investidores do negócio e todos precisam ganhar. Devido a essa facilidade de dar personal, os professores de ginástica são a minoria e por isso não investem na carreira e nem em cursos como faziam antes. Nesse caso acredito que a responsabilidade maior é dos próprios proprietários.

A Ihrsa Fitness Brasil, a melhor convenção de todos os tempos, você pode contar quantos proprietários, coordenadores vão e investem em algum curso. Muito pouco.

Em 2009 criei um Grupo de Academias juntamente com Facesp, Sebrae e Acif ( Associação Comercial e Industrial da cidade de Franca) chamado Empreender. Na primeira reunião  foram 32 proprietários de academias prá conhecer a proposta da qual o objetivo seria profissionalizar todos os setores, com os temas de Gestão financeira, de pessoas, marketing e vendas, enfim, melhorar a administração geral das academias de Franca.

Na segunda reunião foram 15 proprietários e o grupo permaneceu por 2 anos.  Alguns proprietários foram pela primeira vez na Ihrsa e começaram a enxergar outro lado da empresa como um negócio. Acredito que muitos cresceram nesse grupo e infelizmente o grupo terminou com 3 participantes e hoje não existe mais.

Percebi que a maioria dos proprietários ministra aulas de ginástica e por estarem no operacional, não achavam tempo para participar do Empreender.  Outro ponto negativo foi o medo de passar ao concorrente, dicas, idéias, inovações e o objetivo do grupo era unir forças, o associativismo e se enxergar como parceiros!

Lógico que existem academias do interior que são referência aqui e nas grandes capitais, com certeza, mas ainda é muito pequeno esse número.

Por outro lado temos algumas vantagens em relação às academias das grandes cidades como: cafezinho para os clientes, fácil estacionamento, não temos problemas com o trânsito, conseguimos trabalhar muito bem a integração entre as pessoas, o que gera retenção dos alunos, enfim, acredito que é um mercado que precisa ser lapidado um pouco mais e assim todas podem ser referência como academia modelo do interior.

Deixo aqui uma oportunidade dos consultores voltarem os olhos para as academias do interior e deixarem sua proposta de uma virada de página na vida dessas academias.

Raquel Ribeiro é Proprietária da Gynasium Academia na cidade de Franca – SP raquelgynasium@hotmail.com  www.gynasium.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Academias do Interior: pensam globalmente e agem localmente? 2244 26 junho, 2012 Gestão de Academias, Raquel Ribeiro junho 26, 2012
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook