O universo das artes plásticas tem influenciado cada vez mais os projetos arquitetônicos recentemente apresentados ao mercado. A inserção de obras de arte na arquitetura traz um novo significado aos ambientes, servindo como inspiração e motivação para os frequentadores. É um mundo repleto de possibilidades que, por sua harmonia e exclusividade, atraem a atenção das pessoas e as conquista.
As artes plásticas podem contribuir com um projeto de diferentes formas, seja em painéis e murais, como também em desenhos de pisos e tetos, o limite é a criatividade! O shopping JK Iguatemi, em São Paulo, é um exemplo da inserção da arte no ambiente de consumo. Neste shopping foram reservados espaços para divulgar exposições e instalações customizadas. E, por que não utilizar este conceito para as academias? Esculturas, pinturas em tela, murais e obras como parte de um projeto “humanizam” as academias, ou seja, elas tornam o ambiente repleto de máquinas e, para alguns até “frio”, em um local acolhedor. As artes plásticas também promovem uma conexão de corpo e mente, incentivando o aluno a experimentar novas sensações e ter um novo olhar para aquele lugar e para a atividade física.
Fugindo dos projetos de uma academia tradicional e impulsionada pelo desejo de empresários que queriam utilizar o conceito Arte e Academia, desenvolvi junto com minha equipe do escritório dois projetos que retratam bem a máxima “Corpo sano, mente sana”.
A Supère, localizada em Recife, é um espaço que preza pela harmonia do corpo e da mente. A parede curva da recepção acolhe o aluno e revela pouco a pouco o espaço de treinamento físico e artístico, que foi trabalhado com diferentes formas e texturas, nas paredes, no piso, no forro, em projeções e sons. O culto ao corpo, aquele que privilegia somente a forma física, não foi a inspiração para este projeto, o que pode ser percebido pelo pequeno número de espelhos. No vestiário, que são individuais, o aluno se mistura com a arte, comparando-se com ela, por conta de um recurso de luminária, em que os focos da obra e do aluno são idênticos, fazendo com que ele se sinta parte de um todo, sem distinção.
Outro projeto mais recente é a Brucke Pilates, em São Paulo. A proposta era fugir completamente do “esterótipo” de estúdio com madeira e clima zen e oferecer um ambiente urbano com a inserção de artes, uma vez que o próprio nome da academia se refere ao primeiro movimento expressionista alemão, que trouxe à tona pinturas em tela para as ruas do país. Privilegiamos uma iluminação sutil e banheiros individuais, para dar a exclusividade pretendida pela proposta do estúdio. Os acabamentos são modernos e no piso utilizamos cimento queimado. Nas salas de Pilates foram instaladas telas enormes com referências ao movimento Die Brücke. É uma combinação perfeita de sofisticação, exercícios e bem estar.
Inserir as artes plásticas em projetos esportivos é uma boa alternativa para quem pretende dar a seu empreendimento um conceito único e gerar aos alunos experiências que vão além da malhação.
Pense nisso e Bom Projeto!
Um abraço, Patricia Totaro
Patricia Totaro é Arquiteta especializada em projetos esportivos com mais de 90 projetos neste segmento. patricia@patriciatotaro.com.br www.patriciatotaro.com.br