Academias mais cheias com Carnaval em março
Academias mais cheias com Carnaval em março
Posted by

Academias mais cheias com Carnaval em março

 

Parte do dinheiro desta época é destinada à manutenção dos locais e novos equipamentos, por exemplo.

Deixar o sedentarismo de lado e começar a praticar exercícios físicos. São muitas as pessoas que associam esse objetivo à chegada de um novo ano, embora não consigam levar a meta adiante. Por isso, a procura pelas academias de ginástica é maior em janeiro, mês em que os empresários do segmento faturam mais.

Em Fortaleza, a expectativa é que o número de matriculados nas academias comece a crescer a partir desta segunda-feira (6), incrementando o lucro dos empresários de 25% a 30%. Parte do dinheiro obtido nesta época é destinada à manutenção dos estabelecimentos e à compra de equipamentos, por exemplo.

O aumento da demanda está ligado, principalmente, ao Carnaval, que em 2014 será comemorado em março. O público sua a camisa para passar o período com mais disposição e menos quilos nas praias do litoral cearense. Depois do feriadão, é comum encontrar indivíduos que relaxam e adiam a meta de viver com mais saúde.

De acordo com o coordenador da academia Mega Gym, Ítalo Almeida Alves, a movimentação em janeiro costuma ser 30% maior em relação aos outros meses. O estabelecimento fica na Avenida Washington Soares, no bairro Cambeba.

A atividade mais procurada pelo é a musculação, seguida do treinamento funcional e das modalidades coletivas, como sppining, lutas e danças. “Com o Carnaval em março, acredito que o fluxo em fevereiro pode ser ainda melhor que o primeiro mês do ano”, declara o educador físico. Ele informa que a Mega Gym conta com cerca de 1.400 alunos, sendo 50% homens e 50% mulheres.

Resultados

Apesar do esforço para chegar ao feriadão com uma melhor forma, é preciso ter em mente que os primeiros resultados para quem começar a treinar em janeiro só aparecerão em 90 dias. Isso se os exercícios forem feitos, no mínimo, três vezes por semana e houver mudança nos hábitos alimentares.

“No geral, as pessoas são imediatistas e querem ver logo as mudanças antes de três meses. Não adianta treinar por treinar, a recomendação é que o interessado escolha a atividade de acordo com o seu perfil para que consiga permanecer na academia”, destaca Ítalo Alves.

Concorrência

O coordenador da academia B2 do Parque Manibura, João Paulo Sampaio, reforça que é preciso respeitar uma progressão e não querer queimar etapas do treinamento. Ele ressalta ainda que, antes de iniciar qualquer atividade, é importante que o aluno passar por uma avaliação criteriosa, consultando, por exemplo, um nutricionista.

A academia também está localizada na Washington Soares e tem em torno 500 matriculados, sendo a maioria mulheres. O educador físico lembra que, nos meses de janeiro, o estabelecimento costumava receber um fluxo bem maior que 25%. “Nos últimos anos, várias academias abriram e a concorrência aumentou bastante”, fala.

Investimento

Na academia 40 Graus, localizada na Avenida 13 de maio, bairro de Fátima, o fluxo ainda chega a crescer aproximadamente 40% na época que antecede o Carnaval, informa a proprietária do estabelecimento, Goretty Batista de Almeida.

“Janeiro é o melhor mês. Chegamos a lucrar 30% a mais e aproveitamos para reformar o espaço, investir em novas modalidades e incrementar o maquinário”, afirma.

Retorno

Segundo ela, o fluxo geralmente volta ao normal um mês depois do feriadão. “Infelizmente, muita gente retorna ao sedentarismo porque acha que é possível ficar sarado em um mês. O que os alunos ganham nesse período é apenas condicionamento físico”, completa a empresária. Atualmente, aproximadamente 850 alunos treinam na academia 40 Graus, sendo a maioria das pessoas formada pelo público feminino.

Atividade avançou 133% em cinco anos

O empenho por uma vida saudável, a busca pelo corpo em boa forma aliados ao aumento da renda têm causado uma transformação no mercado de academias em todo o País. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%, quando em 2007 eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando no ramo e, em 2012, o número pulou para 21,7 mil.

A atividade continuar a ganhar força em todo o País. É o que confirmam os acessos ao portal do Sebrae contabilizados no mês de setembro. Em meio a um leque de ideias em negócios para investir, a academia de ginástica foi a mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de empresa de alimentos congelados, contabilizando a quantia de 1.637 acessos. Para montar uma academia e ter sucesso no negócio, o Sebrae divulgou uma série de dicas que vão desde a qualidade do serviço até a fidelização de clientes. Entre elas estão: inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas e corridas); manter uma programação diversificada para todas as idades; firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, entre outras.

 

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1354835

Comments

0 Comentários desativados em Academias mais cheias com Carnaval em março 1474 13 janeiro, 2014 Gestão de Academias janeiro 13, 2014
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook