Academias passam a usar o ambiente online como aliado na fidelização de clientes
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Academias passam a usar o ambiente online como aliado na fidelização de clientes

Com fácil usabilidade, dispositivo em nuvem é seguro e dispensa aquisição de equipamentos para instalação.

Vivemos num mundo cada vez mais conectado e virtual. Se antigamente o uso do celular era considerado um fator negativo para a concentração e a prática de atividade física, hoje a presença dos smartphones nas academias já é uma realidade e muitos gestores passaram a usar o ambiente online como um aliado para o estímulo à prática de exercícios e também como arma de fidelização de alunos.

Por meio de softwares que integram os meios virtual e real, a academia passa a disponibilizar para seus alunos serviços que antes eram totalmente presenciais, como a prescrição de treino, a possibilidade de checar se há débitos, a validade do plano, o quadro de horários das aulas, o agendamento de avaliações físicas, entre outros.

A W12 é uma das empresas que saiu na frente nesse mercado com o desenvolvimento do software EVO 3, que permite o acesso ao sistema da academia de qualquer dispositivo móvel, tornando a vida dos profissionais e dos alunos mais dinâmica e fácil.

Valério Medeiros Ferreira é sócio-fundador da W12 e conta que a velocidade de acesso aos dados e a disponibilidade de informação para ser acessada em qualquer lugar do mundo são as grandes vantagens das academias que integram seus sistemas virtualmente. “Os alunos carregam os smartphones para o treino e gostam quando há interação entre o aparelho de ginástica e o telefone”, explica.

Pyter Bruno, proprietário da Academia Top One, conta que conheceu o EVO 3 em uma viagem, durante uma conversa com um amigo que indicou o software como uma alternativa para a sua academia. “A grande vantagem é que posso fazer a gestão da empresa fora dela. Como viajo muito dando treinamentos, consigo monitorar a academia de onde eu estiver sem o risco de ter um servidor, ele dar pau e eu perder as minhas informações”, explica.

Multirecursos
Por causa da rotina pesada e corrida, muitos alunos contam com pouco tempo na agenda para treinar – o que pode prejudicar a administração da academia, pois faz com que muitos acabem desistindo da atividade física por causa do trânsito, das reuniões etc.

Dessa forma, qualquer meio que venha a agilizar a sua ida para a academia é sempre bem-vinda e valorizada pelo cliente. Ferreira conta que, brevemente, por meio da ferramenta EVO, os alunos terão novas possibilidades, como solicitar o carro no estacionamento ainda no vestiário, por meio do celular; descobrir quais competições estão acontecendo na academia e o ranking das mesmas; verificar em tempo real quem está treinando por meio da integração com as redes sociais, entre outras. Mas atenção: o meio virtual não vem a substituir o real. “Ao contrário, ele promove uma maior aproximação da empresa com o aluno e promove o relacionamento contínuo com o profissional dele, despertando o interesse pela atividade física”, afirma o sócio-fundador da W12.

Pyter concorda e destaca que o fato de o aluno encontrar os recursos da academia no meio virtual serve para que ele acabe fidelizado, pois caso migre para outra instituição, acaba sentindo falta da facilidade que o software lhe proporciona. “A academia vira uma referência em relação às outras. 15% dos alunos já não imprimem mais a ficha do treino e criamos um elo com eles sempre que estamos conectados”, afirma.

Seguro e fácil de usar
O EVO 3 é um software que já se encontra em sua terceira geração. Ao adquiri-lo, o gestor não precisa se preocupar em aumentar a memória de seus computadores, adquirir um servidor e outras burocracias tecnológicas que vemos por aí. Valério Medeiros Ferreira explica que o sistema é instalado em nuvem, de forma segura e, ao adquirir o software, o gestor ganha um endereço na internet que será acessado por ele, seus profissionais e seus clientes, cada um com uma visão diferente e que atenda às suas necessidades. “O EVO 3 tem baixo custo de implementação e alto nível de segurança porque as informações estão em nuvem, numa garantia compatível com as de instituições financeiras internacionais, com integridade de dados, rapidez e fácil acessibilidade”, descreve Ferreira, que diz que a W12 já é a maior empresa de seu segmento.

O custo de implantação é de R$ 600, com manutenção mensal com valor que varia de acordo com a quantidade de alunos ativos de cada instituição. Para Pyter Bruno, o custo benefício vale a pena: “você deixa de ter uma pessoa para ter o EVO 3 de forma confiável. Acesso as informações de onde eu estiver, consigo ver quem entrou na academia, quem pagou, qual vai ser o meu faturamento. Se o aluno se ausenta por 20 ou 30 dias, consigo enviar uma mensagem de SMS abordando de forma sutil para saber onde ele está e se vai retornar”, enumera o proprietário da Top One.

“O EVO 3 é a geração mais rápida e simples que existe atualmente no mercado. Estamos muito avançados nesse sentido”, diz Ferreira.

 

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/especiais/brand-channels/w12-softwares-que-simplificam/25996-academias-passam-a-usar-o-ambiente-online-como-aliado-na-fidelizacao-de-clientes

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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