Alta qualidade, exclusividade e atendimento de primeiríssima feito pelos melhores profissionais do mercado. Quando se fala de serviços de luxo estes geralmente são os quesitos mencionados. Mas não existe uma definição absoluta que designe o que é o luxo. O que é luxoso pode variar de pessoa para pessoa e de expectativa para expectativa ou, melhor dizendo, para cada público desse grande e promissor mercado existe algo que torna o luxo algo que vale a pena pagar para se obter! Por isso, conhecer profundamente as aspirações do público AA, em todas as suas nuances, faz toda a diferença no sucesso de um empreendimento deste tipo.
Sabendo que existem diferentes públicos dentro deste target A, e entendendo que o luxo tem muitas possibilidades, sofisticado pode ser uma academia que preserva detalhes históricos de um antigo edifício ou uma academia moderníssima construída com o que há de mais contemporâneo em termos de conceito no projeto. Luxo pode ser uma academia que, além de todas as facilidades, também possua um renomado restaurante conduzido por um chef, ou um spa assinado por uma grife internacional integrado ao espaço. Luxo também pode ser uma academia boutique bem exclusiva focada em apenas uma modalidade; já para outros, luxo é o oposto, significa uma academia extremamente ampla com diversas práticas esportivas e com os equipamentos mais atuais. Luxo pode ser uma academia totalmente sustentável, ecoeficiente, climatizada, que aproveita bem a incidência do sol, gera sua própria energia, capta e faz reuso de água, recicla seu lixo.
A única coisa que não define luxo é preço. Uma mensalidade alta não significa que a academia é de luxo. Porém, quando os diferenciais são demonstrados pelo projeto e notados pelo público, ele paga para obter os benefícios e poder estar nesse ambiente especial.
Para acertar no posicionamento e no foco de uma academia e atuar no mercado de luxo, os empresários, mais do que nunca, precisam ser minuciosos nos detalhes para encontrar a oportunidade certa, entender demandas específicas e vislumbrar as tendências que se apresentam no mundo. E nesse caso não há uma fórmula igual para desenvolver uma academia de luxo. Tudo que não existe para esse tipo de clientela é padrão. Cada projeto deve ser absolutamente único, ainda que seja uma franquia ou rede, sempre alguma adaptação deve ser feita dependendo da localização, modalidades oferecidas, perfil predominante de aluno.
No projeto que realizei para a Unique Family Fitness Club, no Park Shopping em Brasília, além de toda infra de um SPA e academia de luxo, foram previstos espaços para oferecer mais mimos aos alunos como chapelaria, passadoria de roupas, toalheiro e vestiários com todos os produtos de higiene pessoal à disposição. Então, com isso, percebemos que luxuoso é combinar a infra adequada à impecável prestação de serviços atenta aos detalhes.
Mas vamos lá finalizar e dar uma resposta mais específica à pergunta: o que toda academia precisa ter para que ela seja considerada de luxo? Acima de tudo uma academia de luxo é aquela em que todos os detalhes são pensados em função do conforto, comodidade e aspirações do aluno. Numa academia de luxo existe preocupação do estacionamento com manobristas e seguranças, bicicletários, acessibilidade, passando pela portaria com controles de acessos modernos, mobiliário de design, até os vestiários que podem oferecer mais conforto privacidade, facilidades e mimos aos alunos. Sem contar no staff treinado e bem preparado para atender com primor.
Boa sorte! Encontre seu público exclusivo e construa uma academia todinha pensada para atendê-lo bem.
Pense nisso e bons projetos
Patricia Totaro é Arquiteta, atua há mais de 20 anos no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, centros esportivos, spas, etc
www.patriciatotaro.com.br – https://www.facebook.com/patriciatotaroarqresultados