E aí vamos brincar?
Os educadores e os pais devem utilizar o brincar como instrumento para o desenvolvimento das crianças e jovens, oferecendo-lhes oportunidades para criar, explorar, divertir e experienciar os jogos. Em um espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Nele, os pais atuam como o “Educador do Brincar”. Ele promoverá mudanças nas pessoas e no contexto infantil e social em que vivem.
Para Silva e Gonçalves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.
O brinquedo e o ato de brincar completam o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de autodescoberta e vivências da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais.
O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer aquisição de novos conceitos.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve a autoestima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso – percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal. A participação de um adulto, ou criança mais velha, enriquece o processo do Brincar.
Considera-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e na socialização dos pais com os seus filhos.
Deixo a você uma reflexão, caro gestor… se o brincar é essencial na formação da criança e da família, você oferece essa oportunidade e experiência em seu espaço e academia? Não? Então é hora de repensar! Até a próxima!
Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)
Graduado em Educação Física – FMU. Especialista em Educação Física Escolar – FMU. Membro do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/DEF/IB/UNESP Rio Claro – SP) e World Leisure Organization. Presidente da ABRE – Associação Brasileira de Recreadores. Autor de 20 livros sobre Educação Física, Educação e Gestão. Diretor da Kids Move Consultoria, Entretenimento SP, Educação ao Cubo e Gestão Inbox.
Redes Sociais
Site: www.professorpacoca.com.br
e-mail: pacoca@professorpacoca.com.br
facebook: Tiago Aquino Paçoca (https://www.facebook.com/tiagoaquinopacoca)
instagram: tiago_pacoca