O tal sucesso do cliente
O tal sucesso do cliente
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O tal sucesso do cliente

Aprendizados de outros mercados são sempre importantes. O Saas (Software as a Service) tem a contribuir com o Fitness

O mundo tem mudado sua forma de vender e o modelo de assinaturas está realmente ganhando espaço e share nas nossas mentes e bolsos. Não vai demorar para pagarmos mensalidade fixa para dar banho semanalmente no cachorro ou ir ao barbeiro. As empresas que tentam pegar carona na ideia do já lendário Elon Musk, mentor do PayPal, se multiplicam, às vezes com muito sucesso, e às vezes, nem tanto.

O fato é que a minha empresa já nasceu no modelo de assinaturas, ainda em 2009, na sua fundação. Àquela altura, os players de software para fitness cobravam uma petit fortuna pelos seus produtos e, quando um desavisado precisava corrigir um problema, surpresa, era cobrado de novo para consertar uma coisa que ele já havia pago para funcionar. Não sei explicar o motivo, mas, pra mim, esse modelo estava falido e a história mostrou que dessa vez eu estava certo.

Quase 10 anos depois, assisto com gosto o frisson do que hoje é chamado de Saas (Software as a Service). E junto com a avalanche, veio competidores melhores e muita gente boa que entende bem do assunto.

E o assunto mais falado hoje é o tal do Sucesso do cliente. É o seguinte: Se em uma venda tradicional o cliente paga por um produto e o leva pra casa, no modelo de assinatura, o cliente paga todo mês um pequeno valor para usar esse produto ou serviço. Isso traz inúmeras vantagens, mas também alguns desafios ingratos, sendo, o maior deles, a fidelização, afinal, todo mês você precisa vender de novo para a mesma pessoa. É necessário uma constante sedução do cliente para que ele continue comprando de você todos os meses, e é aí que entra o sucesso. Como o leitor esperto já concluiu, o cliente só vai continuar pagando se ele estiver tendo sucesso com você, caso contrário, ele vai cancelar e virar estatística.

Acontece que, assim como minha empresa, existe outro segmento que já nasceu no modelo muito parecido ao de assinatura e, por ironia do destino, é justamente o mercado que eu me proponho a atuar, que é Fitness. Todos os meses, alunos pagam para ter acesso às instalações e serviços de uma academia. E, se o modelo de negócios de uma academia é na verdade muito parecido com de assinatura, por que não dar valor às mesmas métricas sofisticadas que temos hoje, como por exemplo, um foco muito grande no sucesso do cliente?

E se o mercado de fitness deixasse um pouco de lado a obsessão por equipamentos, pela Smart Fit, pela crise, e começasse a se preocupar verdadeiramente com o sucesso dos seus clientes para que eles possam continuar comprando todos os meses, dispensando assim a necessidade de técnicas ardilosas de multas e carências, imitando as empresas que nós mais odiamos na vida?

E se o sucesso do cliente que compra um plano anual fosse se não o principal, mas um dos drives essenciais do negócio fitness? Será que não seria mais fácil sair dessa mar de commodity que virou o fitness no Brasil?

O Saas está evoluindo rápido nesse sentido e o Fitness deveria seguir seu exemplo e tentar, do seu jeito, cuidar do sucesso do cliente de uma forma muito mais enérgica do que já foi feito até hoje.

Fonte: https://valerioferreira.com/2017/10/15/primeiro-post-do-blog/

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0 Comentários desativados em O tal sucesso do cliente 1332 23 outubro, 2017 Gestão de Academias, Valério Ferreira outubro 23, 2017
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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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