Quantos dias sua empresa trabalha para Lucro Zero ?
Quantos dias sua empresa trabalha para Lucro Zero ?
Posted by

Quantos dias sua empresa trabalha para Lucro Zero ?

 

Certamente está aí uma pergunta que o empreendedor não faz. E também não sabe sua resposta. Diria que o empreendedor ao saber disso muda toda a estratégia, processo e planejamento das ações internas e externas da sua empresa.

Falar de Lucro Zero parece algo distante do cotidiano da gestão do negócio e paralelamente não “diz nada para o negócio”. Pelo contrário, ao saber desta resposta e a partir das informações gerenciais disponíveis, a gestão irá mudar. Tenho certeza disto. Portanto, cabe ao empreendedor dar valor a essa resposta e a partir dela estabelecer novas estratégias e processos para serem implantadas no negócio.

Também diria que ao saber quantos dias a empresa trabalha no mês para obter o Lucro Zero as metas internas também se alteram.

Como fica a estratégia se a empresa descobre que ela trabalha, por exemplo, 28 dias para ter o chamado Lucro Zero? Ou de forma mais preocupante quando ela descobre que a obtenção do Lucro Zero acontece no dia 35? Ou ainda, consome 90% e ou 110% do tempo para obtê-lo.

De um assunto “aparentemente” sem um interesse mais prático, porque não falamos sobre isso, passa a ser estratégico e decisivo. A preocupação interna começa a ser outra. Então empreendedores quero instigá-los a se preocupar de forma rotineira com o Lucro Zero.

A resposta correta quando ocorre o lucro zero é fundamental para a saúde financeira e perenidade do negócio.E mais, é saber quantos dias a empresa dispõe para buscar o Lucro real do negócio. Pela minha experiência em trabalhos de consultoria quando se trabalha para identificar o dia que a empresa atinge o Lucro Zero causa espanto, surpresa e muita preocupação.

E a partir daí, as ações internas começam a serem focadas no sentido de que esse dia seja atingido o quanto antes. Assim, a empresa terá mais dias para buscar o Lucro efetivo e compará-lo com o lucro desejado projetado. O que é muito bom. E ai caro empreendedor, esse assunto passa a ser pauta constante ou não da gestão do seu negócio?

Certamente ao ler esse pequeno artigo você irá colocá-lo na sua agenda diária. E, se isso ocorrer efetivamente, sua empresa atuará de forma diferente para que a meta de Lucro Zero seja atingido o mais rápido possível.

Pensar em Lucro Zero envolve toda a organização e isso passa a ser a meta estratégica do negócio. Pense sobre isso. Sua empresa será diferente, tenho certeza disso.

 

Eliseu Eduardo Ely

Consultor de Empresas

e-mail: telysconsultoria@gmail.com

Comments

0 Comentários desativados em Quantos dias sua empresa trabalha para Lucro Zero ? 1141 19 outubro, 2017 Eliseu Ely, Financeiro e Contábil outubro 19, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook